Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Quem foi Faria Lima, o brigadeiro que dá nome à avenida mais valiosa do Brasil

Do Correio Aéreo Nacional às grandes avenidas, conheça a trajetória do ex-prefeito que transformou São Paulo.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/9/2025 18:33
Luigi Mamprin/Veja SP

A avenida Brigadeiro Faria Lima é hoje o coração financeiro de São Paulo. Bancos de investimento, fundos bilionários e grandes escritórios dividem espaço nos arranha-céus que se alinham ao longo da via.

Na última semana, ela também foi o centro da maior operação recente da Polícia Federal e da Receita Federal contra o PCC, com 42 alvos ligados a esquemas de lavagem de dinheiro.

Mas, antes de virar sinônimo de poder econômico, e de figurar no noticiário policial, a avenida nasceu do projeto de um prefeito que marcou a história da cidade: José Vicente de Faria Lima.

  • Entenda como foi a operação que deflagrou o esquema do Primeiro Comando da Capital. Assista agora no canal da Brasil Paralelo.

Nascido no Rio de Janeiro em 1909, Faria Lima seguiu carreira na Aeronáutica e chegou ao posto de brigadeiro em 1958. Formado em engenharia aeronáutica em Paris, participou do Correio Aéreo Nacional, ajudando a integrar regiões remotas do Brasil.

Ex-prefeito de São Paulo, José Vicente de Faria Lima. Imagem: Reprodução

Fora dos quartéis, assumiu cargos estratégicos: presidiu a VASP, foi secretário de Viação e Obras em São Paulo e chegou à presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico em 1961.

Em 1965, eleito pela União Democrática Nacional, tornou-se prefeito de São Paulo em meio a uma cidade que explodia em população e trânsito.

O homem das grandes avenidas

Sua gestão ficou marcada por obras que redesenharam a cidade: as marginais Tietê e Pinheiros, a av. 23 de Maio, a av. Cruzeiro do Sul, a Av. Rubem Berta e a Radial Oeste, que depois levaria seu nome.

Foi também sob seu governo que nasceram a Companhia do Metrô e o projeto dos primeiros trilhos da capital paulistana.

Além das avenidas, criou as subprefeituras e padronizou os calçamentos com o desenho em preto e branco que simboliza o mapa do estado de São Paulo, marca ainda presente nas calçadas da cidade.

Faria Lima morreu em 1969, aos 59 anos, pouco antes de disputar o governo do estado. Seu corpo foi sepultado com honras militares, diante de milhares de pessoas.

De acordo com a edição da Folha de São Paulo que noticiou o sepultamento do ex-prefeito:

“A notícia do falecimento do brigadeiro Faria Lima repercutiu intensamente em todo o país. Autoridades, entidades de classe e admiradores do ex-prefeito enviaram telegramas com manifestações de pesar. O prefeito Paulo Maluf enviou à Câmara projeto que dá o nome de Faria Lima à futura avenida Iguatemi”.
  • Conheça a história de um dos políticos mais famosos do Brasil com o especial A Face Oculta de Paulo Maluf. Assista abaixo:

Folha de São Paulo edição do dia 6 de setembro de 1969. Imagem: Arquivo Folha de São Paulo.

A história da avenida Faria Lima

Hoje considerada o coração financeiro do Brasil, a avenida Brigadeiro Faria Lima concentra sedes de bancos, fundos de investimento, corretoras e multinacionais de tecnologia.

O fluxo diário chega a 145 mil pessoas, e o metro quadrado está entre os mais caros do país, ultrapassando R$270 em escritórios de alto padrão.

Até meados do século XX, a região era apenas uma várzea às margens do rio Pinheiros. O projeto da avenida surgiu nos anos 1960 como “Radial Oeste”.

A avenida começou a se desenvolver com a inauguração do Shopping Iguatemi, em 1966, e recebeu seus primeiros prédios comerciais na década de 1970.

A consolidação como polo financeiro, porém, ocorreu nos anos 1990, impulsionada por políticas urbanas que estimularam a verticalização.

Av. Faria Lima em São Paulo. Imagem: Germano Luders/Exame.

Com edifícios modernos como o Pátio Malzoni e o Birmann 32, a Faria Lima passou a atrair empresas globais como Google, Facebook, LinkedIn e Shopee, tornando-se símbolo da força econômica de São Paulo e do país.

Décadas depois, a avenida que leva o nome do ex-prefeito tornou-se símbolo da força econômica da cidade e, agora, também cenário de investigações bilionárias.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais