Quanto vale uma amizade? Por vezes, a literatura narra o valor de uma relação assim como essencial para a construção do caráter de alguém. Uma das provas é o sucesso da Turma da Mônica, que há 60 anos encanta os brasileiros com lições relacionadas ao tema. Relações como as entre Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão são alvo de estudo acadêmico. É o denominado “efeito de pares”.
O fenômeno analisa como os resultados dos projetos da vida humana dependem dos círculos sociais com os quais as pessoas convivem.
No caso das crianças, um desafio é a influência real da afinidade natural na formação de amizades.
O ser humano tende a se aproximar de pessoas semelhantes. Este fenômeno é denominado homofilia.
O termo começou a ser usado nos anos 1950, quando sociólogos o utilizaram para descrever a tendência humana de se conectar a pessoas semelhantes e que reforcem suas crenças.
Estudos recentes mostram que essa tendência persiste, inclusive em redes sociais e sites de namoro online. As amizades também se formam por hábitos comuns, como frequentar a academia ou a religião.
No Brasil, um estudo sobre efeito de pares analisou como amigos da escola influenciam a decisão de concluir o ensino médio ou abandonar os estudos.
Barreiras financeiras são um fator, mas existem também barreiras informacionais e psicológicas. Alguns alunos não enxergam as vantagens de cursar o ensino médio ou não se sentem pertencentes à escola.
Ter bons amigos pode ajudar a superar essas barreiras. A pesquisa mostrou que se um estudante tem um amigo que concluiu o ensino médio, a chance de ele também concluir aumenta em 6,62%. Terminar os estudos no tempo esperado também pode aumentar em 14,52% caso o estudante tenha bons amigos na escola.
A atração humana pelo semelhante pode dificultar a interação entre os que possuem diferentes crenças ou classes sociais. O impasse aumenta devido às redes sociais, que facilitam o encontro entre semelhantes em diferentes locais do mundo. A fim de mitigar a tendência de incentivar o contato com o diferente, especialistas em tecnologia sugerem criar ferramentas que promovam a "serendipidade", uma forma de sugerir amizades com pensamento diverso por meio do algoritmo.
A ideia não é suficiente para resolver o impasse em escolas, por exemplo. O ambiente escolar ainda possui situações de bullying e exclusão social, além de muitos grupos sequer se aproximarem para conhecer o outro. Nesse caso, o trabalho da escola e da família é fundamental.
A importância das amizades na vida das crianças é mais um ponto de atenção para que pais e mães se posicionem como protagonistas na educação de seus filhos. A pedagoga Ana Carolina Barbi afirma que é preciso que os pais observem o comportamento dos filhos para identificar se as amizades estão ou não influenciando as crianças e os adolescentes.
“A criança ou o adolescente pode estar apenas mostrar algum tipo de necessidade, mas os pais não podem descartar influências externas em mudanças no comportamento”, declara a mãe de dois em entrevista ao portal Brasil Paralelo.
No “Travessia da Família”, o Dr. Marcelo Danucalov explica como os pais devem lidar com os filhos em meio a rotina agitada do mundo moderno. O psicólogo acredita que manter a união é peça chave para o sucesso desse desafio.
"Infelizmente, nós vemos pais e mães de boa vontade que entopem a agenda dos seus filhos com tarefas extracurriculares, como inglês, vôlei, reforço escolar e outras atividades”, relatou.
O médico destaca a importância do momento diário em família, ainda que por poucos minutos.
Segundo uma pesquisa da psicóloga Judith Rich Harris, no livro “El mito de la educación: por qué los padres pueden influir muy poco en sus hijos”, a influência externa é o meio mais influente na formação da personalidade de um jovem.
Marcelo acredita que o desconhecimento desse e de outros fatores essenciais na educação é perigoso, já que a falta de manejo dessas realidades pode levar o jovem a abandonar os valores da família e seguir caminhos indesejados.
Membros Brasil Paralelo tem acesso a essa e outras formações exclusivas que resgatam bons valores, muitas vezes perdidos no dia a dia. Se você ainda não é um membro, veja abaixo um trailer da trilha “Travessia da Família” que está mudando a forma como as famílias educam seus filhos.
A influência das amizades na vida das crianças é inegável, impactando desde o desempenho escolar até a formação do caráter.
No entanto, a tendência humana à homofilia e a segregação social nas escolas representam desafios que exigem a intervenção ativa de pais e educadores. Promover a diversidade e a inclusão, tanto em casa quanto na escola, é essencial para proporcionar um ambiente onde todas as crianças possam prosperar e desenvolver-se plenamente.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP