Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Qual é a importância da amizade na formação de crianças e adolescentes?

A influência dos amigos e a participação ativa dos pais têm papel fundamental no desenvolvimento escolar e emocional de crianças e jovens.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
5/8/2024 20:45
Freepick

Quanto vale uma amizade? Por vezes, a literatura narra o valor de uma relação assim como essencial para a construção do caráter de alguém. Uma das provas é o sucesso da Turma da Mônica, que há 60 anos encanta os brasileiros com lições relacionadas ao tema. Relações como as entre Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão são alvo de estudo acadêmico. É o denominado “efeito de pares

O fenômeno analisa como os resultados dos projetos da vida humana dependem dos círculos sociais com os quais as pessoas convivem. 

  • As pesquisas mostram que os pares influenciam o desempenho escolar, na decisão de cursar ou não o ensino superior e até comportamentos como o uso de drogas e a criminalidade.

No caso das crianças, um desafio é a influência real da afinidade natural na formação de amizades. 

Como os pais podem ajudar os filhos na escolha das amizades? 

O ser humano tende a se aproximar de pessoas semelhantes. Este fenômeno é denominado homofilia

  • A homofilia é um conceito que se refere à tendência de indivíduos se associarem e formarem laços sociais com pessoas semelhantes a eles em aspectos como crenças, valores, interesses, características demográficas, entre outros.

O termo começou a ser usado nos anos 1950, quando sociólogos o utilizaram para descrever a tendência humana de se conectar a pessoas semelhantes e que reforcem suas crenças.

Estudos recentes mostram que essa tendência persiste, inclusive em redes sociais e sites de namoro online. As amizades também se formam por hábitos comuns, como frequentar a academia ou a religião. 

No Brasil, um estudo sobre efeito de pares analisou como amigos da escola influenciam a decisão de concluir o ensino médio ou abandonar os estudos. 

Barreiras financeiras são um fator, mas existem também barreiras informacionais e psicológicas. Alguns alunos não enxergam as vantagens de cursar o ensino médio ou não se sentem pertencentes à escola.

Ter bons amigos pode ajudar a superar essas barreiras. A pesquisa mostrou que se um estudante tem um amigo que concluiu o ensino médio, a chance de ele também concluir aumenta em 6,62%. Terminar os estudos no tempo esperado também pode aumentar em 14,52% caso o estudante tenha bons amigos na escola. 

Como incentivar a pluralidade de ideias diante da tendência humana à de se relacionar com os semelhantes? 

A atração humana pelo semelhante pode dificultar a interação entre os que possuem diferentes crenças ou classes sociais. O impasse aumenta devido às redes sociais, que facilitam o encontro entre semelhantes em diferentes locais do mundo. A fim de mitigar a tendência de incentivar o contato com o diferente, especialistas em tecnologia sugerem criar ferramentas que promovam a "serendipidade", uma forma de sugerir amizades com pensamento diverso por meio do algoritmo. 

A ideia não é suficiente para resolver o impasse em escolas, por exemplo. O ambiente escolar ainda possui situações de bullying e exclusão social, além de muitos grupos sequer se aproximarem para conhecer o outro. Nesse caso, o trabalho da escola e da família é fundamental. 

Pais como protagonistas na educação

A importância das amizades na vida das crianças é mais um ponto de atenção para que pais e mães se posicionem como protagonistas na educação de seus filhos. A pedagoga Ana Carolina Barbi afirma que é preciso que os pais observem o comportamento dos filhos para identificar se as amizades estão ou não influenciando as crianças e os adolescentes. 

A criança ou o adolescente pode estar apenas mostrar algum tipo de necessidade, mas os pais não podem descartar influências externas em mudanças no comportamento”, declara a mãe de dois em entrevista ao portal Brasil Paralelo.

No “Travessia da Família”, o Dr. Marcelo Danucalov explica como os pais devem lidar com os filhos em meio a rotina agitada do mundo moderno. O psicólogo acredita que manter a união é peça chave para o sucesso desse desafio. 

"Infelizmente, nós vemos pais e mães de boa vontade que entopem a agenda dos seus filhos com tarefas extracurriculares, como inglês, vôlei, reforço escolar e outras atividades”, relatou. 

O médico destaca a importância do momento diário em família, ainda que por poucos minutos. 

Segundo uma pesquisa da psicóloga Judith Rich Harris, no livroEl mito de la educación: por qué los padres pueden influir muy poco en sus hijos”, a influência externa é o meio mais influente na formação da personalidade de um jovem.

Marcelo acredita que o desconhecimento desse e de outros fatores essenciais na educação é perigoso, já que a falta de manejo dessas realidades pode levar o jovem a abandonar os valores da família e seguir caminhos indesejados.

Membros Brasil Paralelo tem acesso a essa e outras formações exclusivas que resgatam bons valores, muitas vezes perdidos no dia a dia. Se você ainda não é um membro, veja abaixo um trailer da trilha “Travessia da Família” que está mudando a forma como as famílias educam seus filhos. 

A influência das amizades na vida das crianças é inegável, impactando desde o desempenho escolar até a formação do caráter.

No entanto, a tendência humana à homofilia e a segregação social nas escolas representam desafios que exigem a intervenção ativa de pais e educadores. Promover a diversidade e a inclusão, tanto em casa quanto na escola, é essencial para proporcionar um ambiente onde todas as crianças possam prosperar e desenvolver-se plenamente.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais