This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Educação
3
min de leitura

Os amigos são mais influentes na educação dos filhos do que os pais, aponta estudo

O Dr. Marcelo Danucalov ensina como lidar com essa realidade no Travessia da Família, nova trilha de conhecimento da BP.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
19/12/2023 17:39
Foto: reprodução do site GZH.

Na Travessia da Família, Henrique Viana questionou o Dr. Marcelo Danucalov sobre como lidar com a relação entre pais e filhos na rotina agitada do mundo moderno. Pensando na sua experiência de atendimento clínico, Marcelo respondeu:

"É importante unir a família todo dia. Infelizmente, nós vemos pais e mães de boa vontade que entopem a agenda dos seus filhos com tarefas extracurriculares, como inglês, vôlei, reforço escolar e outras atividades.

Existem adolescentes que os pais montam a rotina e colocam o evento 'momento familiar' apenas uma vez por semana". 

Quando os filhos ficam muito longe de seus pais e sem uma curadoria de seus meios sociais, eles podem acabar seguindo caminhos diferentes dos desejados pela família, ressaltou o psicobiólogo e orientador familiar.

Segundo uma pesquisa da psicóloga Judith Rich Harris, no livro El mito de la educación: por qué los padres pueden influir muy poco en sus hijos, a influência externa é o meio mais influente na formação da personalidade de um jovem.

Para Marcelo, o desconhecimento desse e de outros fatores essenciais na educação é perigoso, já que a falta de manejo dessas realidades pode levar o jovem a abandonar os valores da família e seguir caminhos indesejados.

Veja um resumo da solução apontada pelo Dr. Marcelo e conheça a nova trilha de conhecimento da Brasil Paralelo, a Travessia da Família.

  • Saiba mais sobre a Travessia da Família, a nova formação da BP feita para aprimorar sua vida familiar - basta tocar aqui.

"O pai e a mãe deixaram de ser vozes na sinfonia dos filhos"

Na aula da Travessia, Marcelo mostra que o mundo moderno facilita a influência de vozes externas na formação da personalidade de um jovem através de redes sociais e vícios em entretenimentos altamente dopaminérgicos.

Ao mesmo tempo, as circunstâncias modernas também podem facilitar a ausência dos pais, por exemplo: excesso de trabalho fora de casa e falta de conhecimento sobre criação dos filhos.

Diante dessa realidade, Marcelo aponta algumas soluções:

  • momento do ócio - o jovem precisa de momentos livres durante a semana para explorar sua criatividade;
  • reunir a família diariamente - momentos de convívio diários aumentam a influência dos pais sobre os filhos, dando referências sólidas de personalidade e de comportamentos adequados do sexo masculino e feminino;
  • resgatar o simbolismo das comemorações tradicionais - quando a família se reúne em feriados como o Natal, Páscoa e outras datas, é importante comemorar com os filhos o evento do dia para aderir aos seus ensinamentos e perpetuar a tradição de seu povo;
  • evitar o excesso de estímulos na vida do filho - os entretenimentos modernos, como videogames e uso de redes sociais, geram descargas muito fortes de dopamina. É necessário ter mais momentos reais e familiares do que digitais e surreais;
  • afastar más influências -  muitas famílias afastam más influências externas, mas quando um parente se mostra uma possível má influência, o contato é mantido. Marcelo ressalta que é preciso diminuir o contato com o possível agressor de valores;
  • atrair boas influências - é necessário ter amizades com boas famílias, especialmente para que os jovens tenham contato com jovens de famílias que tenham os mesmos valores que os pais.

Marcelo deu o exemplo de seu filho. Em sua adolescência, o jovem foi ao encontro de seu pai e disse: 

"Está difícil arrumar uma namorada, muitas meninas que eu vejo estão desvirtuadas".

Uma possível solução? A família poderia se aproximar de outra família que tenha uma filha com valores semelhantes, permitindo um bom relacionamento para os dois.

O Dr. Marcelo ainda abordou muitos problemas que viu em seu consultório nos atendimentos individuais e familiares, trazendo possíveis soluções em suas aulas na Travessia da Família.

Garantindo a boa educação dos filhos

A Travessia da Família reúne uma curadoria de professores e temas essenciais para os pais e mães que desejam garantir uma boa educação para seus filhos e um relacionamento a dois forte e harmônico dentro de casa.

Mesclando teoria e prática, a formação foi desenhada pela Brasil Paralelo a partir das vivências e dores reais de pais e mães que enfrentam o desafio de cuidar e educar seus filhos em um mundo desordenado e com excesso de informações.

Para quem é a Travessia da Família?

A Travessia da Família é para:

  • Pais e mães de primeira viagem, que buscam uma formação para melhor educar seu primeiro filho;
  • Pais e mães que estão buscando criar seu 2°, 3°, 4° filho que buscam mais conhecimento técnico e menos improvisação;
  • Avós e padrinhos que interagem frequentemente com seus netos/afilhados e contribuem com sua educação e necessidades básicas da criança;
  • Casais que buscam estruturar melhor sua relação, para que seja possível concretizar o sonho de ter filhos.

Não fique de fora da nova trilha da BP - toque aqui para entrar na lista de espera e garantir todos esses benefícios em primeira mão.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais