Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Educação
3
min de leitura

Como ser feliz no casamento? Dorita Porto ensina 4 pilares fundamentais

A orientadora familiar Dorita Porto ensina 4 pilares para se formar uma família bem estruturada.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
22/12/2023 13:41
Foto: Reprodução / Banco BV

No início de sua aula na Travessia da Família, Dorita rechaça idealismos e traz seus alunos para a realidade:

"Que tal se eu iniciasse minha aula dizendo: 'conheça os 10 passos necessários para se ter um casamento feliz'? Mas não é assim que funciona. O casamento não foi feito para nos fazer felizes, cada um deve se esforçar pelo outro e lutar para construir uma família bem estruturada.

Diferente de um passo a passo, existem 4 pilares que precisam ser trabalhados para guiar o casamento. Cada um precisa construir do seu jeito de acordo com sua realidade. 

Assim como não existe uma maneira única e ideal de construir cada casa, existem bases fundamentais para construí-las".

Conheça agora os 4 pilares fundamentais para se ter um casamento feliz.

  • Dorita é casada há 50 anos e é orientadora familiar há 3 décadas. Ela e outros especialistas te ensinarão como ter uma família forte e harmônica na nova trilha de conhecimento da BP - toque aqui para saber mais.

1º pilar - alinhamento de valores

Quem busca ser feliz no casamento e ter um relacionamento bem estruturado deve alinhar seus valores com seu cônjuge, ensina Dorita. Quais são os princípios e hábitos que são essenciais para cada um? 

Se um dos dois crer que é essencial ir à Missa ao Domingo mas o outro afirmar que a Igreja é uma estrutura opressora, o relacionamento não vai dar certo, especialmente a criação dos filhos.

Dorita explica que os dois não precisam ser exatamente iguais, mas a estrutura de valores de cada um precisa ser ao menos harmônica. Segundo ela:

"Essa é uma tarefa para o namoro e noivado. Os dois precisam conversar antes do casamento. Um pode achar o outro lindo e divertido, mas se tiverem valores opostos, o casamento será um fracasso.

É comum que no enamoramento as pessoas se iludam, pensando: 'ele vai mudar, ela vai mudar', mas não é assim que funciona"
, diz Dorita.

Uma dica é conferir os hábitos e crenças que a outra pessoa possui há anos, pois eles provavelmente serão mantidos. 

2º pilar - acreditar que o casamento é para sempre

O casamento nem sempre é felicidade e alegrias. Para Olavo de Carvalho, o amor não é uma paixão, é uma decisão. 

O filósofo explica que todas as emoções surgem no casamento, até mesmo emoções contrárias, como a raiva e a admiração. O amor é a decisão de estar junto com o outro para sempre, custe o que custar.

Se a pessoa casar com alguém que não acredita que o casamento é para sempre, ela tem mais chances de ser abandonada, perdendo anos de projetos e conquistas de sua vida.

Dorita ressalta que os filhos e o casamento dão trabalho, mas cuidar desse relacionamento traz frutos mais saborosos ao longo prazo.

3º pilar - pedir desculpa e saber perdoar

Para manter o casamento por toda a vida, Dorita ressalta que é necessário saber pedir desculpas e saber perdoar. 

Após exaltações ou comportamentos que machucam o outro, é preciso reconhecer o erro para manter o bom relacionamento, do contrário, a vida no lar se torna um ambiente de tristezas e raiva.

Esse pilar também ensina a ter resiliência com os defeitos do outro: não é só um dos dois que tem defeitos a serem suportados, é provável que cada um erre em uma área. 

Se o casal deseja ter um relacionamento alegre e feliz, é necessário perdoar o outro. Em outro momento, é provável que o cônjuge que perdoou precise ser perdoado.

Saber perdoar e pedir desculpas em muitos casos não é fácil, Dorita ressalta que essa é uma habilidade a ser treinada e conquistada.

4º pilar - investir na melhora em comunicação na família

Muitas brigas podem surgir a partir de más compreensões. Mesmo que não haja erro, a falta de comunicação ou a maneira de interagir podem levar a compreensões equivocadas, fazendo com que os cônjuges não sejam felizes no casamento.

Durante a aula, Dorita dá um exemplo clássico:

"Ao ver o marido tranquilo em casa, a mulher que está fazendo diversas tarefas cansativas muitas vezes diz: 'Que bonito, ein! Eu aqui me matando e você aí tranquilo de pernas para ar? Deixe de ser folgado e faça algo'.

Por que não falar de outra forma? Por exemplo: 'meu bem, eu estou fazendo muitas coisas aqui na nossa casa para nós vivermos bem, você pode vir me ajudar?'. O marido pode até falar não, mas da primeira forma poderiam surgir palavras muito piores".

Dorita indica que os cônjuges busquem praticar a comunicação não-violenta e meditem antes de falar algo importante.

Durante a aula, a orientadora familiar ainda trouxe outros pontos importantes para se ter um casamento feliz, dando exemplos e dicas concretas para os maridos e aqueles que pensam em se casar.

A Travessia da Família reúne uma curadoria de professores e temas essenciais para os pais e mães que desejam garantir uma boa educação para seus filhos e um relacionamento a dois forte e harmônico dentro de casa.

Mesclando teoria e prática, a formação foi desenhada pela Brasil Paralelo a partir das vivências e dores reais de pais e mães que enfrentam o desafio de cuidar e educar seus filhos em um mundo desordenado e com excesso de informações.

Para quem é a Travessia da Família?

A Travessia da Família é para:

  • Pais e mães de primeira viagem, que buscam uma formação para melhor educar seu primeiro filho;
  • Pais e mães que estão buscando criar seu 2°, 3°, 4° filho que buscam mais conhecimento técnico e menos improvisação;
  • Avós e padrinhos que interagem frequentemente com seus netos/afilhados e contribuem com sua educação e necessidades básicas da criança;
  • Casais que buscam estruturar melhor sua relação, para que seja possível concretizar o sonho de ter filhos.

Não fique de fora da nova trilha da BP - toque aqui para entrar na lista de espera e garantir todos esses benefícios em primeira mão.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais