Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Segundo o deputado federal Abilio Brunini, a finalidade da Lei Paulo Gustavo foi desvirtuada na cidade de Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso. O projeto original prevê que o governo federal repasse verba para os estados e municípios auxiliarem projetos culturais de suas regiões.
Para o deputado Abilio, a verba deveria ser utilizada especialmente para projetos que envolvam a cultura local, mas não foi isso que aconteceu na capital de seu estado.
Um projeto denominado Meninex, meninas, meninos da periferia, vozes LGBTQIA+ teve nota 91 na seleção da Prefeitura de Cuiabá.
Em sua denúncia, o deputado destacou que projetos sobre a cultura local foram deixados de lado, como projetos sobre a história do Rio Cuiabá e da Flor Ribeirinha.
A equipe ainda destacou que duas empresas do mesmo dono possivelmente serão beneficiadas com os recursos:
“Parece que há duas empresas com o mesmo dono. Isso não é permitido pela Lei Paulo Gustavo. Parece que a comissão que escolheu os projetos fez isso de forma direcionada e não com os critérios que a Lei garante.
Então nós vamos investigar, vamos investigar a Secretaria de Cultura de Cuiabá.
Não é possível que se use o recurso da Lei Paulo Gustavo para fomentar pautas políticas-partidárias, ideológicas, principalmente para crianças e deixando de lado toda a nossa cultura regional”.
Para saber mais sobre ideologias políticas e sua influência na história moderna, a Brasil Paralelo está oferecendo gratuitamente o e-book Ideologias Políticas: As Diferentes Correntes. Não perca a oportunidade de conhecer as origens e os principais pensadores da transformação cultural do mundo ocidental dos últimos anos.
Lei Paulo Gustavo traz novidades referentes a Lei Rouanet
Enquanto a Lei Rouanet permitia que os projetos aprovados não precisassem pagar impostos, a Lei Paulo Gustavo direciona dinheiro público diretamente para os projetos.
A controvérsia de Cuiabá não é um caso isolado na história das leis de incentivo à cultura no Brasil.
Um outro lado das leis de incentivo à cultura: mais de R$ 180 milhões desviados e até festa de casamento paga
Nos últimos anos, as leis de incentivo à cultura foram marcadas por uma série de escândalos no uso dos recursos.
Cerca de R$ 180 milhões de reais foram desviados a partir de recursos da Lei Rouanet. Em 2016, a Polícia Federal deflagrou a Operação Boca Livre que investigou um grupo ligado a eventos em São Paulo responsável por desviar recursos a partir da lei de incentivo da cultura.
As investigações seguiram e descobriram irregularidades ainda maiores, como diferentes empresas solicitando benefícios para um mesmo grupo, contratos fraudulentos e até mesmo festa de casamento sendo paga com recursos públicos.
Observando os esquemas de corrupção envolvendo os projetos culturais no Brasil, a Brasil Paralelo realizou uma investigação inédita sobre o tema: o Original BP Aos Amigos, a Lei.
A produção traz o seguinte questionamento: afinal, a lei Rouanet democratiza a cultura no Brasil?
Veja um documentário inédito que revela os mecanismos do sistema, e mostra o que há por trás das leis de incentivo à cultura.
Conheça detalhes sobre os casos de corrupção que marcaram a história do país;
Entenda qual a relação entre o Estado e fomento da cultura;
Descubra se a lei de fato passou a ser utilizada em benefício de grandes artistas e produtores culturais renomados.
Reunimos mais de 25 entrevistados entre políticos, professores e escritores para nos ajudar a compreender os pontos positivos e negativos da Lei Rouanet.
Um resgate histórico imperdível, que vai ajudar você a compreender os mecanismos de incentivo à cultura e seus casos de corrupção.
Desbloqueie seu acesso aAos Amigos, a Lei e muitos outros conteúdos.