Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Governo barra convocação de filho de Lula e Jorge Messias na CPI do INSS

Oposição afirma que Lulinha é suspeito de ligações com o Careca do INSS e governistas alegam que as acusações são falsas.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
4/12/2025 20:31
Agência Brasil

Parlamentares da oposição apresentaram requerimentos para convocar o filho do presidente à CPMI. No entanto, a base governista reagiu e conseguiu barrar ambas as propostas com maioria de votos.

A tentativa de convocar Lulinha foi derrotada por 19 votos contra 12. A justificativa da oposição é de que há indícios financeiros que ligariam o filho do presidente a operadores do esquema de fraudes contra aposentados

O grupo destacou o caso do dirigente petista Ricardo Bimbo, que é acusado pelo Coaf de receber R$8,4 milhões de uma empresa suspeita e pagou um boleto ao contador de Lulinha.

A base do governo reagiu. O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), líder do governo na CPMI, acusou a oposição de utilizar o escândalo para fins eleitorais

Ele rejeitou as acusações contra Lulinha, afirmando que trata-se de "acusações sem provas de um delator sem credibilidade, usadas pela oposição para criar factoides, serão rejeitadas".

Deputado pede a extradição de Lulinha

Além dos movimentos no Congresso, o deputado Evair Vieira de Melo (PP) protocolou no STF um pedido para que a Corte avalie a possibilidade de extradição de Lulinha.

O filho do presidente deixou o Brasil e se mudou para Madri, na Espanha, em julho deste ano. 

Segundo o parlamentar, a mudança coincide com a intensificação das investigações e levanta preocupações sobre a preservação da integridade do processo penal

Ele também pediu que a Polícia Federal tome medidas de cooperação jurídica internacional com a Espanha, caso os indícios sejam confirmados.

Candidato de Lula para o STF também foi convocado

O requerimento para ouvir o advogado-geral da União, Jorge Messias também foi rejeitado pela CPMI, por 19 votos contra 11

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) afirmou que o pedido era “uma provocação” e não havia justificativa técnica para convocar Messias

Já a deputada Coronel Fernanda (PL-MT), autora do pedido, defendeu que a participação de Messias seria fundamental para esclarecer a atuação da AGU diante das fraudes:

O depoimento do senhor Messias é fundamental para esclarecer o acompanhamento dado pela AGU a essa grave situação, a transparência dos procedimentos adotados e o andamento das medidas legais em curso”.

Enquanto isso, a CPMI continua colhendo depoimentos sobre fraudes em descontos associativos de aposentados e pensionistas. 

Nesta mesma sessão, foi ouvido o presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios, Américo Monte Júnior, um dos investigados. 

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais