O que deveria ser um espaço de escuta entre estudantes virou “um ambiente dominado pela militância de esquerda, sem espaço para o contraditório”. O depoimento é da estudante de direito Isadora Piana, presidente da juventude do Partido NOVO.
Ela afirma ter sido impedida de entrar no Congresso da União dos Estudantes (UNE) e agredida por militantes contrários à sua presença no evento.
“É surreal. Um evento que se diz plural, institucional, em tese apartidário, mas que na prática é tomado por militantes da esquerda. A direita não é apenas excluída — é hostilizada fisicamente.”
O caso ocorreu nesta quinta-feira (17), durante o 60º Conune, em Goiânia, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Para Isadora, a estrutura do congresso não tem como objetivo representar a pluralidade estudantil, mas funcionar como uma base de sustentação política:
“O que eu penso é que aquilo não é exatamente para representar os estudantes — muito pelo contrário. Eu entendo que aquilo está, literalmente, montado para ser uma militância, uma base do atual governo.”
Ela também criticou a ausência de abertura para diferentes ideias:
“Se fosse realmente um espaço voltado para os interesses dos estudantes, ouviriam todos. Mas o que vimos foi militância e repressão.”
Hostilidade a ideias divergentes, repressão velada e militância travestida de representação estudantil não são exclusividade de um evento. Para muitos alunos e professores, essa é a rotina dentro das universidades brasileiras.
Há salas com paredes pichadas, banheiros depredados e aulas onde a ideologia pesa mais do que o conteúdo.
Para revelar esse cenário de dentro, a Brasil Paralelo produziu o documentário Unitopia, com relatos inéditos de quem vive sob pressão ideológica nas maiores instituições de ensino do país.
Assista ao primeiro episódio gratuitamente.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP