O Brasil não conseguiu atingir a meta de alfabetização do ano passado, que era de ensinar 60% da população a ler e escrever. A porcentagem ficou em 59,2%.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, um dos fatores que atrapalhou foi a enchente no Rio Grande do Sul:
"Se deve muito ao problema que enfrentou das enchentes naquele período muito difícil no Rio Grande do Sul. Então, se a gente tivesse estabelecido que o Rio Grande do Sul tivesse se mantido, a gente teria ultrapassado a meta de 60%. Mas vamos continuar trabalhando, dando todo apoio tanto do ponto de vista técnico como institucional, como financeiro. A nossa meta para esse ano é 64% das nossas crianças brasileiras estarem alfabetizadas na idade certa”
Antes do desastre, cerca de 63,4% das crianças no estado eram alfabetizadas. Após a tragédia, o número desceu para 44,7%.
A alfabetização, um pilar fundamental para o desenvolvimento, continua sendo um obstáculo para milhões de crianças, especialmente nas regiões mais pobres do país.
A Brasil Paralelo investigou os problemas na educação brasileira com o documentário Pátria Educadora. Assista ao primeiro episódio da trilogia abaixo:
Ainda assim, o Rio Grande do Sul não é o estado que enfrenta os maiores problemas para a alfabetização.
O analfabetismo no Brasil segue mais concentrado no Nordeste, com 5,08 milhões de pessoas que não sabem ler ou escrever em 2024.
Os estados com as menores porcentagens de crianças alfabetizadas são:
Em contrapartida, as regiões que apresentam os melhores números do país em alfabetização são:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP