This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Educação
3
min de leitura

Como pagar a escola para vários filhos? Uma dor das famílias numerosas pode ser resolvida em casa

Quando a conta não fecha ou a escola causa suspeitas quanto à qualidade do ensino, há ainda uma opção para ser considerada.

Por
Victor Lucius
Publicado em
6/2/2024 15:41
Como pagar a escola para vários filhos? Uma dor das famílias numerosas pode ser resolvida em casa

Mensalidade para um filho, para dois, três… Uma hora a conta já não fecha mais. Quando os filhos vão se aproximando da idade escolar, os pais já começam a se ocupar procurando o ambiente certo, querendo que seus filhos aprendam bem, em um lugar bom. 

Para além de mensalidades, a preocupação com ensino enviesado e fraco também está presente, já que os filhos podem ir para a escola e desaprender. Algo que afeta as escolas públicas e também as particulares.

Por outro lado, homeschooling acabou se tornando um nome vulgarizado, que não representa o que de fato é a proposta. Tratado como uma espécie de escola em casa, ou como um ensino à distância “preso em casa”, termina por assustar os pais e não sendo uma opção.

A escola possui processos e estruturas próprias que não convêm às famílias reproduzir no lar, o que sequer é possível.  

É neste contexto que surge um casal especializado em ensinar a outros pais como conduzir o ensino domiciliar, o ensino em casa, para seus filhos, indo dos 3 aos 18 anos.

Karen Mortean e Silvio Medeiros, casal cuja experiência no ensino domiciliar já passa dos 10 anos, são os criadores da maior comunidade de pais que ensinam em casa existente no Brasil.

O que hoje ensinam, primeiro viveram. Tudo começou quando ajudaram os pais que não sabiam o que fazer com seus filhos no período da pandemia, no qual não podiam sair.

Silvio e Karen forneciam principalmente um material didático para pais iniciantes na alfabetização dos filhos e no ensino da matemática. Eles defendem um tripé fundamental para o desenvolvimento da criança e do adolescente:

  • Domínio da Língua Portuguesa;
  • Domínio Lógico Matemático;
  • Atividade Física.

O conteúdo publicado no instagram @diariodesescolar foi muito bem recebido, o projeto cresceu e se tornou uma comunidade virtual que só abre inscrições para novos membros uma vez ao ano. A turma de 2024 já está fechada, mas há um presente para quem ler até o final.

Um dos maiores diferenciais do ensino domiciliar

Não adianta importar para o lar o que não funciona na escola. É inerente ao ambiente escolar não tratar as necessidades de cada um como convém, pois a “classe” prevalece sobre o indivíduo. Em casa, o estudo é planejado para cada filho, cada criança, considerando suas necessidades e particularidades.

O projeto criado por Silvio e Karen leva o nome de Diário Desescolar, justamente porque não imita a escola. Cada filho tem o seu modo e o seu tempo, não há comparação com outras crianças, o processo educacional não é visto como uma competição.

Quem possui dislexia, autismo, déficit de atenção, por exemplo, pode encontrar muitos benefícios no ensino domiciliar. 

Antes de ser diagnosticada com dislexia de moderada a severa, a filha mais velha de Silvio e Karen, ficou na escola dos 3 aos 6 anos. Seus colegas sabiam ler e escrever, ela chorava por não conseguir. Na época, há 12 anos, segundo a ABD (Associação Brasileira de Dislexia), nenhuma escola do Brasil estava preparada para alcançar as necessidades de um dislexico.

Karen resolveu assumir a alfabetização de sua filha usando o método fônico. Com mais rapidez e com mais alegria, ela aprendeu. Após 4 meses, Karen relata que ouviu dela:

“Mamãe, na escola eu fingia que estava lendo, agora eu leio e escrevo”.

E engana-se quem pensa que não serve para os adolescentes. O ensino em casa estende-se até os 18 anos.

Até os 13, a criança necessita do acompanhamento do pai e da mãe. Na adolescência, os filhos já se tornam autodidatas. Pai e mãe só organizam, planejam e acompanham, não precisam necessariamente dar as aulas.

Diário Desescolar: um presente!

Por ocasião da publicação dessa matéria, Silvio e Karen oferecem 15% de desconto aos pais que se inscreverem para a nova turma do Diário Desescolar. Basta usar o cupom: BRASILPARALELO. Cupom válido até dia 11/02/2024.

Além das aulas, há muitos benefícios bônus e até um um minicurso sobre os direitos dos pais quando o assunto é homeschooling, ou educação domiciliar, como o que pode e o que não pode ser feito de acordo com a lei, o que pode acontecer e o que não. 

Todos os detalhes podem ser acessados nesta página: DIÁRIO DESESCOLAR

Faça um combo. Conheça a Travessia da Família

A Brasil Paralelo oferece uma formação completa para as famílias, em três trilhas de conhecimento, abordando o matrimônio, a educação dos filhos e a resolução de problemas práticos. 

Foi pensada para ajudar as famílias a formarem laços fortes, salvar o casamento do perigo do divórcio e auxiliar noivos, pais de primeira viagem, avós preocupados e todos os que entendem a importância da família.

O efeito de uma família forte é algo que se estende por gerações, indo na contramão das tentativas de destruição da família vistas no mundo moderno.

Toque aqui para conhecer e aproveitar o período com bônus exclusivos.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais