Parlamentares do Estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina estão avançando projetos de lei da sua base. Duas das principais propostas legais são:
- Lei para que os pais vetem a participação de seus filhos em aulas com ideologia de gênero (no Rio Grande do Sul) - em votação;
- Lei contra doutrinação ideológica nas escolas (em Santa Catarina)- aprovada.
Ideologia de gêneros nas escolas
Para o deputado estadual Prof. Cláudio Branchieri, do Rio Grande do Sul, a ideologia de gênero tem sido utilizada como forma de moldar o caráter dos alunos à vontade dos professores. Um dos casos de aplicação da ideologia de gênero em escolas ocorreu em 2021 em uma escola municipal.
A Escola de Educação Básica Henrique Liebl promoveu uma atividade na qual os alunos deveriam pintar as escadas com a cor do arco íris e os gêneros da comunidade LGBTQIA+.

O projeto do deputado obriga a escola a requerer autorização dos pais de menores de 16 anos de idade para participar de atividades sobre orientação sexual e temas semelhantes. Para o Prof. Claudio:
"Embora a justificação para este tipo de atividade seja normalmente descrita como importante em termos educativos , culturais e/ou outros, a verdade é que em muitos casos estas atividades são de natureza doutrinária, uma vez que a exposição a este tipo de conteúdo pode moldar extensivamente o caráter, os valores e outras visões de mundo de crianças e adolescentes".
A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, aguardando o parecer da deputada relatora.
Lei contra a doutrinação ideológica para crianças e adolescentes
A deputada Ana Campagnolo propôs a criação da "semana escolar do combate à violência contra a criança e adolescente". Após receber diversas denúncias de violência e doutrinação ideológica praticada por professores, Ana criou a lei que já foi aprovada em Santa Catarina.
Gravações dos atos de violência promovidos por professores foram divulgados em seu instagram:
A Lei institui que todas as escolas promovam palestras e debates sobre:
- os limites éticos e jurídicos da atividade docentes;
- conscientização dos alunos sobre seu direito à liberdade de expressão;
- o direito dos alunos a terem aulas sem doutrinação ideológica;
- a conscientização dos pais sobre o direito de que seus filhos sejam ensinados segundo a moral familiar
- e muitos outros temas.
Ana Campagnolo é historiadora, tendo realizado diversos cursos e textos sobre feminismo e história das ideologias. Um de seus escritos sobre feminismo pode ser adquirido no Portal da Brasil Paralelo - toque aqui para garantir o e-book sobre Feminismo e Marxismo.
Por que as ideologias buscam agir em escolas? Quais são seus propósitos?
A teoria de gênero tornou-se uma pauta política e social em todo o mundo ocidental, gerando discussões em famílias, escolas e grupos religiosos.
Mas nem todos estão de acordo. Para entender como surgiu e quais são as propostas das ideologias de:
- gênero;
- teoria racial-crítica do Black Lives Matter e
- "antifascismo";
A Brasil Paralelo realizou 3 documentários em uma minissérie chamada As Grandes Minorias. No episódio 2, abordamos o que é Ideologia de Gênero e suas consequências na educação, nos esportes e na sociedade em geral. Não deixe de assistir.







.jpg)

.jpg)







.jpg)





