Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Projetos contra doutrinação escolar e ideologia de gênero avançam no Sul

Parlamentares do Sul do Brasil buscam fortalecer os direitos de liberdade de pensamento e expressão em seu Estado.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
31/8/2023 11:05
Foto: Solon Soares/Agência AL

Parlamentares do Estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina estão avançando projetos de lei da sua base. Duas das principais propostas legais são:

Ideologia de gêneros nas escolas

Para o deputado estadual Prof. Cláudio Branchieri, do Rio Grande do Sul, a ideologia de gênero tem sido utilizada como forma de moldar o caráter dos alunos à vontade dos professores. Um dos casos de aplicação da ideologia de gênero em escolas ocorreu em 2021 em uma escola municipal.

A Escola de Educação Básica Henrique Liebl promoveu uma atividade na qual os alunos deveriam pintar as escadas com a cor do arco íris e os gêneros da comunidade LGBTQIA+.

O projeto do deputado obriga a escola a requerer autorização dos pais de menores de 16 anos de idade para participar de atividades sobre orientação sexual e temas semelhantes. Para o Prof. Claudio:

"Embora a justificação para este tipo de atividade seja normalmente descrita como importante em termos educativos , culturais e/ou outros, a verdade é que em muitos casos estas atividades são de natureza doutrinária, uma vez que a exposição a este tipo de conteúdo pode moldar extensivamente o caráter, os valores e outras visões de mundo de crianças e adolescentes".

A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, aguardando o parecer da deputada relatora. 

Lei contra a doutrinação ideológica para crianças e adolescentes

A deputada Ana Campagnolo propôs a criação da "semana escolar do combate à violência contra a criança e adolescente". Após receber diversas denúncias de violência e doutrinação ideológica praticada por professores, Ana criou a lei que já foi aprovada em Santa Catarina.

Gravações dos atos de violência promovidos por professores foram divulgados em seu instagram:

A Lei institui que todas as escolas promovam palestras e debates sobre:

  • os limites éticos e jurídicos da atividade docentes;
  • conscientização dos alunos sobre seu direito à liberdade de expressão;
  • o direito dos alunos a terem aulas sem doutrinação ideológica;
  • a conscientização dos pais sobre o direito de que seus filhos sejam ensinados segundo a moral familiar 
  • e muitos outros temas.

Ana Campagnolo é historiadora, tendo realizado diversos cursos e textos sobre feminismo e história das ideologias. Um de seus escritos sobre feminismo pode ser adquirido no Portal da Brasil Paralelo - toque aqui para garantir o e-book sobre Feminismo e Marxismo.

Por que as ideologias buscam agir em escolas? Quais são seus propósitos?

A teoria de gênero tornou-se uma pauta política e social em todo o mundo ocidental, gerando discussões em famílias, escolas e grupos religiosos.

Mas nem todos estão de acordo. Para entender como surgiu e quais são as propostas das ideologias de:

  • gênero;
  • teoria racial-crítica do Black Lives Matter
  • "antifascismo"; 

A Brasil Paralelo realizou 3 documentários em uma minissérie chamada As Grandes Minorias. No episódio 2, abordamos o que é Ideologia de Gênero e suas consequências na educação, nos esportes e na sociedade em geral. Não deixe de assistir.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais