A nova primeira-ministra interina do Nepal, Sushila Karki, fez seu primeiro pronunciamento à nação.
Ela disse que o governo de transição deverá seguir as demandas dos manifestantes, com foco no combate à corrupção, boa governança e igualdade econômica:
“Devemos trabalhar em consonância com o pensamento da Geração Z. O que esse grupo exige é o fim da corrupção, boa governança e igualdade econômica.”
Karki também afirmou que seu governo não irá se estender e entregará o poder ao novo parlamento:
“Não ficaremos aqui mais de 6 meses em nenhuma circunstância, cumpriremos nossas responsabilidades e nos comprometemos a passar o cargo ao próximo Parlamento e seus ministros.”
No mesmo discurso, a primeira-ministra pediu um minuto de silêncio pelos mortos durante os protestos que mudaram o país ao longo da semana passada.
As estimativas apontam para 72 vítimas fatais, além de centenas de feridos:
“A situação em que me encontro não é algo que eu desejava. Meu nome surgiu nas ruas.”
Karki, 73 anos, é ex-presidente da Suprema Corte do Nepal. Ela chegou ao cargo após a renúncia do ex-primeiro-ministro KP Sharma Oli.
Entenda melhor a revolta que assolou o país com o especial da Brasil Paralelo. Assista completo abaixo:
Uma revolta popular causada pelo bloqueio de redes sociais e denúncias de corrupção derrubou o governo do Partido Comunista Nepalês.
O presidente Ram Chandra Paudel nomeou Karki interinamente e dissolveu o Parlamento, marcando eleições gerais para 5 de março de 2026.
Em meio ao colapso político, um servidor do Discord com mais de 100 mil usuários nepaleses, virou fórum central dos protestos da Geração Z.
Os moderadores organizaram rodadas de fala e enquetes, levando a uma votação informal que indicou Sushila Karki como preferência para chefiar a transição.
A nomeação formal foi feita pelo presidente, mas a consulta digital ajudou a mostrar um consenso social em torno de um nome visto como independente.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP