O que é um AVC?
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando o suprimento de sangue para uma parte do cérebro é interrompido ou quando um vaso sanguíneo no cérebro se rompe, causando uma hemorragia.
Em ambos os casos, as células cerebrais começam a morrer em minutos devido à falta de oxigênio e nutrientes.
A rapidez no diagnóstico e no tratamento é crucial, estimativas apontam que uma pessoa possa perder até dois milhões de neurônios por minuto durante um AVC.
Embora 90% dos derrames sejam preveníveis, segundo a Organização Mundial do AVC, a doença não tem cura, e o foco é na reabilitação para minimizar sequelas.
O caso de Pirulla, um homem de 43 anos e sem doenças conhecidas, acende um alerta importante: o AVC não é uma doença exclusiva de idosos.
Estima-se que, no Brasil, cerca de 20% dos casos totais de AVC ocorram em indivíduos com menos de 60 anos.
Mobilização pela Recuperação de Pirulla:
A notícia sobre o estado de saúde de Pirulla gerou uma grande comoção na internet e entre a comunidade de divulgadores científicos.
A vaquinha online foi criada para ajudar a cobrir custos do tratamento e também para dar suporte financeiro à família e à equipe que depende dos canais de Pirulla.
"O Pirulla tem contas, ajuda os pais, tem funcionários que são pais de família, então tem todo um sistema financeiro que vai colapsar", explicaram os amigos do podcast Os Três Elementos.
O canal Ciência sem Fim, de Sérgio Sacani, também publicou um vídeo pedindo apoio financeiro:
"Vamos juntos retribuir um pouco de tudo o que ele já compartilhou com a gente".
Figuras conhecidas como Rafinha Bastos, Felipe Castanhari e Marcelo Gleiser também usaram suas redes para divulgar a campanha de arrecadação.
Quem é Pirulla? O biólogo que popularizou a ciência no YouTube brasileiro
Paulo Miranda Nascimento, o Pirulla, é uma das figuras mais importantes e pioneiras da divulgação científica na internet brasileira.
Biólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mestrado e doutorado em Zoologia pela Universidade de São Paulo (USP), Pirulla iniciou sua carreira como professor nas áreas de evolução e paleontologia.
Em 2006, criou o Canal do Pirulla no YouTube, que hoje conta com mais de um milhão de inscritos e centenas de vídeos.
Pirulla fala sobre diversos temas da ciência e debate assuntos polêmicos como meio ambiente, evolução, religião e política.
Em 2014, foi reconhecido como o melhor influenciador na área de educação pelo Shorty Awards, uma importante premiação internacional para criadores de conteúdo digital.
Pirulla também foi um dos idealizadores do Science Vlogs Brasil, um projeto que reúne canais de divulgação científica.
Em 2019, lançou o livro Darwin sem Frescura, em coautoria com o jornalista de ciência Reinaldo José Lopes, que também escreveu sobre o amigo:
"Sua paixão pela história da biodiversidade no planeta ajudou a moldar toda uma geração de jovens biólogos brasileiros que cresceram com ele. [...] Tem muita gente se mobilizando para ajudar o Pirula e sua família, porque ele sempre demonstrou ter um coração gigante, além de um intelecto vibrante e onívoro que se interessa por tudo."
Leia também:
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Clique aqui.