Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
A nadadora Ana Carolina Vieira chegou hoje ao Brasil. Ela foi expulsa dos Jogos Paris 2024 por má conduta. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o motivo foi a saída da Vila Olímpica sem ter avisado à comissão técnica. O COB afirmou, em nota, que a atleta reagiu de forma violenta ao ser advertida pela instituição. Isso foi determinante para seu desligamento da competição.
O caso aconteceu na sexta-feira, dia da abertura dos Jogos. Ana Carolina estava acompanhada pelo namorado que também é atleta de natação do equipe brasileira.
Overton: informação imparcial e análise profunda, direto no seu e-mail. Assine agora!
Em entrevista ainda no aeroporto, a atleta disse que a partir do momento que saiu da Vila Olímpica não teve acesso a mais nenhum tipo de apoio.
“Graças a Deus, recebi apoio do clube e tudo vai se encaixar e todos vão saber a verdade”.
Dois funcionários do Esporte Clube Pinheiros estiveram no aeroporto para receber Ana Carolina. Ela afirmou que dará mais detalhes sobre a situação ainda hoje.
Gabriel Santos, namorado da atleta, também foi advertido. Ele permanece com a delegação em Paris. No seu perfil no Instagram, Ana Carolina se manifestou dizendo que estava voltando para o Brasil. Ela desembarcou hoje em São Paulo. Veja a declaração no vídeo abaixo:
Leia a nota do COB na íntegra:
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu neste sábado, 27 de julho, um comunicado do chefe da equipe brasileira de Natação, Gustavo Otsuka, com a informação de que os nadadores Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos cometeram atos de indisciplina.
Com isso, de comum acordo com os membros da Comissão Técnica da modalidade, com o chefe da equipe e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o COB decidiu punir os dois atletas por terem deixado a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira.
Além desse fato, a atleta Ana Carolina, de forma desrespeitosa e agressiva, contestou a decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação.
Assim, o atleta Gabriel Santos foi punido com a pena de advertência e a atleta Ana Carolina Vieira, com a pena de desligamento da delegação. Ela retornará ao Brasil imediatamente.
Essa era a segunda Olimpíada de Ana Carolina. Nos jogos Tóquio 2020, ela disputou o revezamento 4x100 livre. Na época, o Time Brasil de natação ficou em 12º lugar na categoria.
A prova foi disputada na quinta-feira, onde o Brasil novamente ficou na 12ª posição.
Denúncia de assédio
O COB informou nesta segunda-feira que irá apurar as denúncias de assédio feitas por Ana Carolina Vieira. No vídeo gravado em seu perfil nas redes sociais, ela disse que não procurou a entidade porque suas denúncias estariam sendo ignoradas. O Comitê informou ainda que irá se pronunciar tão logo.
Presidente do clube Pinheiros defende Ana Carolina
O presidente do clube onde a nadadora treina defendeu a atleta. Carlos Brazolin afirmou que os Jogos Paris 2024 estão maravilhosos e que o foco deveria ser nas vitórias. Avaliou que hoje os atletas expressam suas opiniões, algo que não era comum no passado. Por fim enfatizou que é necessário que as denúncias de Ana sejam devidamente apuradas para que algum posicionamento seja tomado.