Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Associação de Boxe vai processar o Comitê Olímpico por atletas intersexo nas Olimpíadas de Paris

O presidente do Comitê Olímpico comentou sobre a ordem executiva de Trump que proíbe mulheres trans em esportes femininos.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
10/2/2025 21:26
BBC International

A Associação Internacional de Boxe (IBA) anunciou que vai apresentar uma queixa crime contra o Comitê Olímpico Internacional (COI). O motivo é a participação de participação de Imane Khelif e Lin Yu-Ting na Olimpíada de Paris-2024.

O processo acusa o COI de violar a lei suíça, segundo a qual “qualquer ação ou inação que represente um risco de segurança para os participantes da competição, justifica uma investigação e pode servir de base para um processo criminal”.

Em um pronunciamento, o presidente da entidade, Umar Kremlev, defendeu a ordem executiva assinada por Trump que proíbe mulheres trans em competições esportivas:

A ordem do presidente Trump de banir os atletas transgêneros do esporte feminino valida os esforços da IBA para proteger a integridade dos esportes femininos.”

A próxima edição das olimpíadas acontecerá em 2028 em Los Angeles e Trump já pediu para o COI mudar tudo “que tenha relação com esse assunto absolutamente ridículo”.

Olimpíada: atletas reprovadas em testes garantem medalhas
As atletas Imane Khelif e Lin Yu Ting, que participaram dos jogos olímpicos de Paris.
  • Quer receber as principais notícias do dia em seu e-mail sem pagar nada por isto? Clique aqui e conheça a nossa newsletter jornalística: o Resumo BP. 

Relembre o caso

A argelina Imane Khelif e a taiwanesa Lin Yu-Ting foram acusadas de ser transgênero e até mesmo intersexo durante as competições olimpíadas, mas negaram e receberam apoio do COI.

Em meio a uma grande polêmica nas redes sociais, a IBA veio a público para confirmar os boatos que ganhavam força nas redes sociais.

Em 2023, a Associação impediu que essas atletas participassem de competições femininas, por não passarem nos testes de elegibilidade.

O COI acusou a Associação de atender a interesses russos e tentar usar desinformação para atrapalhar as olimpíadas.

A IBA é financiada pela estatal Gazprom, uma das empresas mais importantes na Rússia.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais