Associação de Boxe vai processar o Comitê Olímpico por atletas intersexo nas Olimpíadas de Paris
Saiba os motivos pelos quais a Associação de Boxe quer processar o COI

A Associação Internacional de Boxe (IBA) anunciou que vai apresentar uma queixa crime contra o Comitê Olímpico Internacional (COI). O motivo é a participação de participação de Imane Khelif e Lin Yu-Ting na Olimpíada de Paris-2024.
O processo acusa o COI de violar a lei suíça, segundo a qual “qualquer ação ou inação que represente um risco de segurança para os participantes da competição, justifica uma investigação e pode servir de base para um processo criminal”.
Em um pronunciamento, o presidente da entidade, Umar Kremlev, defendeu a ordem executiva assinada por Trump que proíbe mulheres trans em competições esportivas:
“A ordem do presidente Trump de banir os atletas transgêneros do esporte feminino valida os esforços da IBA para proteger a integridade dos esportes femininos.”
A próxima edição das olimpíadas acontecerá em 2028 em Los Angeles e Trump já pediu para o COI mudar tudo “que tenha relação com esse assunto absolutamente ridículo”.

- Quer receber as principais notícias do dia em seu e-mail sem pagar nada por isto? Clique aqui e conheça a nossa newsletter jornalística: o Resumo BP.
Relembre o caso
A argelina Imane Khelif e a taiwanesa Lin Yu-Ting foram acusadas de ser transgênero e até mesmo intersexo durante as competições olimpíadas, mas negaram e receberam apoio do COI.
Em meio a uma grande polêmica nas redes sociais, a IBA veio a público para confirmar os boatos que ganhavam força nas redes sociais.
Em 2023, a Associação impediu que essas atletas participassem de competições femininas, por não passarem nos testes de elegibilidade.
O COI acusou a Associação de atender a interesses russos e tentar usar desinformação para atrapalhar as olimpíadas.
A IBA é financiada pela estatal Gazprom, uma das empresas mais importantes na Rússia.
![[LEAD] TECHNOCRACIA](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmkt.brasilparalelo.com.br%2Fcampanhas%2F46deebb1-cb2b-4efd-abd3-8bd34a5537c1.webp&w=3840&q=75)
![[LEAD] TECHNOCRACIA](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmkt.brasilparalelo.com.br%2Fcampanhas%2Fcc3dd5f0-6279-4131-ad1b-56487e3753cb.webp&w=3840&q=75)















.jpg&w=3840&q=75)


