This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Esportes
3
min de leitura

CBF tem outros 5 presidentes presos ou afastados nos últimos 7 mandatos

O recente afastamento de Ednaldo Rodrigues é o mais novo capítulo desta longa saga de instabilidade.

Por
Publicado em
16/5/2025 15:43
Perfil da Brasil Paralelo no X

A lista de ex-presidentes da CBF cujos mandatos foram interrompidos por questões legais ou éticas é extensa e notória:

  • Ricardo Teixeira: Após um longo período à frente da entidade, foi banido pela FIFA em 2019. A punição ocorreu por envolvimento em esquemas de suborno. Os subornos estavam ligados a contratos de competições.

  • José Maria Marin: Seu sucessor, foi preso em 2015 na Suíça. A prisão foi uma ação do FBI, no âmbito do escândalo conhecido como "Fifagate". Marin foi condenado por corrupção.

  • Marco Polo Del Nero: Também teve seu nome diretamente ligado ao caso de corrupção da FIFA. Assim como Teixeira, foi banido de todas as atividades relacionadas ao esporte.

  • Rogério Caboclo: Foi afastado da presidência da CBF em 2021. O afastamento ocorreu após denúncias de assédio moral e sexual feitas por uma funcionária da entidade.

  • Ednaldo Rodrigues: Último presidente da CBF, foi afastado por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que anulou sua eleição de 2022. Segundo a CNN Brasil, o motivo foi uma suspeita de falsificação de assinatura em um documento. Este acordo com o Ministério Público foi invalidado pela Justiça por vício formal.
  • Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP.

As causas da instabilidade crônica

As sucessivas quedas de presidentes da CBF expõem um problema que vai além dos nomes: há um padrão de crise enraizado na estrutura da entidade. 

Casos de corrupção, como os revelados no escândalo Fifagate, abalaram a credibilidade da instituição por anos. Irregularidades em eleições, falhas na gestão de documentos e condutas éticas questionáveis se repetem,  alimentando um ciclo de instabilidade que parece não ter fim.

O impacto no futebol brasileiro

Essa constante turbulência no comando da CBF tem reflexos negativos para o futebol brasileiro. A falta de estabilidade e as sucessivas crises afetam a imagem do esporte no país e no exterior. 

Dificultam o planejamento de longo prazo. Podem, ainda, afastar investidores e parceiros comerciais. 

A credibilidade da gestão do futebol é um pilar para seu desenvolvimento. A repetição de escândalos e afastamentos sugere a necessidade de reformas profundas na estrutura e na cultura administrativa da entidade.

A busca por uma liderança estável, transparente e íntegra na CBF é um anseio antigo. Os desafios para romper este ciclo de crises e restaurar a plena confiança na entidade permanecem significativos.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais