This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Esportes
3
min de leitura

Pelé era formado em Educação Física e foi considerado doutor por duas universidades

O rei do futebol ganhou o título de doutor honoris causa pela Universidade de Edimburgo e pela Universidade Metropolitana de Santos.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
23/10/2025 15:33
Pelé era graduado em Educação Física.

Hoje, Pelé completaria 85 anos de idade. Muitos o conhecem como o maior jogador de futebol de todos os tempos. Poucos, porém, sabem da sua trajetória nos estudos.

Incentivado por sua mãe, Dona Celeste, o Rei iniciou o curso de Educação Física na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e se formou em 1974, tornando-se um dos primeiros grandes atletas brasileiros com formação acadêmica completa.

Pelé durante a faculdade

Durante a faculdade, Pelé se destacou em disciplinas como Psicologia da Educação, além de praticar outras modalidades esportivas, como vôlei e basquete. Ele iniciou o curso no mesmo ano da Copa do Mundo de 1970, em que o Brasil foi campeão.

O craque conciliou os estudos com os jogos e anos mais tarde, viria a defender a importância disso para os jovens que sonham em se tornarem atletas. 

Em entrevista ao Conselho Regional de Educação Física, em 2013, o craque ressaltou a importância dos estudos:

“Aqui no Brasil, o garoto vai para o futebol e para de estudar. Nos Estados Unidos, é o contrário. Temos excelentes meninos, mas eles precisam de base, precisam continuar os estudos.”

Como Pelé se tornou doutor?

Em 2018, décadas após sua formatura, Pelé retornou à Unimes para receber o título de Doutor Honoris Causa, a mais alta honraria concedida por uma universidade. 

A homenagem reconheceu não apenas o atleta, mas o homem que defendeu o valor do conhecimento e inspirou gerações com sua trajetória. Ao receber a comenda, ele afirmou:

“Tem de ter uma base, tem de estudar, porque a fama só não adianta. Esse é o grande valor desse título.”

O gesto simbolizou o reconhecimento de que a inteligência, a disciplina e a humildade foram tão importantes em sua vida quanto os 1.283 gols que marcou.

  • Se você é uma pessoa que acredita no valor da Educação, não deixe de acompanhar a Brasil Paralelo em seu canal do Youtube. Lá, todos os dias são postados vídeos com o objetivo de educar de forma divertida e confiável. 

A mãe de Pelé foi a grande motivadora dos estudos

A mãe de Pelé, Dona Celeste, foi a grande motivadora de seus estudos. Desde a infância, ela acreditava que o talento do filho com a bola não bastava, era preciso ter educação e disciplina. 

Foi por incentivo dela que o Rei do Futebol decidiu ingressar na universidade, mesmo já sendo o jogador mais famoso do mundo. 

Graças à orientação firme e carinhosa da mãe, Pelé tornou-se um exemplo raro de atleta que valorizou o conhecimento tanto quanto as vitórias em campo.

Da mesma forma, Sonya Carson, mãe do futuro neurocirurgião Ben Carson, enfrentou pobreza e limitações educacionais, mas acreditava que o estudo era o caminho para libertar os filhos da miséria. 

Ela os fazia ler livros e escrever relatórios mesmo sem saber ler, um ato de fé no poder transformador da educação.

Essa história real de fé, sacrifício e superação está retratada no filme Mãos Talentosas, disponível na Brasil Paralelo.

É uma obra inspiradora sobre o poder da educação, da disciplina e do amor materno, valores que moldam não apenas campeões, mas seres humanos extraordinários.

Assine e assista agora na Brasil Paralelo. 

Os números de Pelé

Pelé acumulou feitos que nenhum outro atleta alcançou. Foi tricampeão mundial com a Seleção Brasileira (1958, 1962 e 1970), o único jogador da história a conquistar três Copas do Mundo, e colecionou dezenas de troféus com o Santos Futebol Clube, entre eles, duas Libertadores da América e duas Copas Intercontinentais.

Ao longo da carreira, somou mais de 1.280 gols, recebeu o título de Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional, foi eleito Melhor Jogador do Século pela FIFA e nomeado Embaixador da Boa Vontade da UNESCO. 

Também foi reconhecido com ordens e homenagens em diversos países, como a Ordem do Mérito da FIFA, a Ordem Olímpica e o título de Cidadão do Mundo pela ONU.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais