Esportes
3
min de leitura

Paris 2024: Ministério das Comunicações apaga post que retirava Rebeca Andrade do pódio

A imagem mostrava a logo de um programa do governo no lugar da ginasta. A pasta emitiu nota se desculpando. Opositores do governo criticaram a publicação. Veja o que eles disseram!

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
6/8/2024 17:12
Ministério das Comunicações - reprodução

O Ministério das Comunicações apagou o post que retirava Rebeca Andrade do lugar mais alto do pódio. Em nota, o órgão reconheceu que a publicação foi inadequada. O texto afirma que a foto “deu margem a interpretações que não condizem com a história de Rebeca Andrade”. Opositores ao governo criticaram a postura da entidade, uma vez que ontem a atleta se tornou a recordista histórica em medalhas olímpicas. 

Leia a nota na íntegra: 

“O Ministério das Comunicações reconhece que a postagem não foi adequada e deu margem a interpretações que não condizem com o sentimento e trabalho do Governo Federal, nem com a grandeza desta conquista histórica de Rebeca Andrade. Por isso, pedimos sinceras desculpas à atleta e a todos os brasileiros e brasileiras pela postagem, especialmente às mulheres pretas, que estão tão bem representadas no pódio de Rebeca Andrade. O objetivo foi fazer uma publicação relacionando políticas públicas com as Olimpíadas, assim como já tinha sido feito com a foto icônica de Gabriel Medina, cujo meme circulou no Brasil. A própria legenda explicava que a pasta reverencia Rebeca e a tem como inspiração. Uma nova publicação foi feita para deixar explícita a admiração que o Ministério das Comunicações tem por Rebeca Andrade e suas conquistas, que tanto representa para o país como uma mulher preta medalhista olímpica. O Ministério das Comunicações reverencia Rebeca Andrade. Ela não só entrou para a nossa história, ela é a nossa história”.

A imagem mostrava um computador com a logo de um programa do governo, o Computadores para Inclusão. Foi publicada hoje, 06 de agosto, e apagada pouco depois. Veja um print:

Imagem: reprodução X, antigo Twitter.

O ex-presidente Jair Bolsonaro comentou a situação. Em sua conta no X, alegou que o Ministério de Lula retirou Rebeca Andrade de sua foto histórica. Veja a publicação:

O ex-ministro Ricardo Salles escreveu no X que a atitude seria uma retaliação por Rebeca ter se recusado a posar com o presidente Lula e com a primeira-dama Rosângela para fotos promocionais. Veja o post:

O ex-ministro Ricardo Salles escreveu no X que a atitude seria uma retaliação por Rebeca ter se recusado a posar com o presidente Lula e com a primeira-dama Rosângela para fotos promocionais. Veja o post:

O jornalismo da Brasil Paralelo procurou o Ministério das Comunicações para apurar as acusações de Sales, mas até o fechamento desta reportagem não teve retorno. 

Vitória histórica

Rebeca ganhou ontem a medalha de ouro na categoria solo. A ginasta é de Guarulhos, São Paulo, e começou a treinar com 6 anos de idade. Ela é agora a maior medalhista olímpica do Brasil, com dois ouros, três pratas e um bronze. Confira a reportagem da Brasil Paralelo sobre o assunto clicando aqui. 

Para ter essa e outras notícias imparciais e resumidas todas as manhãs no seu e-mail, inscreva-se no Resumo BP. A newsletter da Brasil Paralelo é gratuita. Clique aqui e assine.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais