Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Esportes
3
min de leitura

Paris 2024: Ministério das Comunicações apaga post que retirava Rebeca Andrade do pódio

A imagem mostrava a logo de um programa do governo no lugar da ginasta. A pasta emitiu nota se desculpando. Opositores do governo criticaram a publicação. Veja o que eles disseram!

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
6/8/2024 17:12
Ministério das Comunicações - reprodução

O Ministério das Comunicações apagou o post que retirava Rebeca Andrade do lugar mais alto do pódio. Em nota, o órgão reconheceu que a publicação foi inadequada. O texto afirma que a foto “deu margem a interpretações que não condizem com a história de Rebeca Andrade”. Opositores ao governo criticaram a postura da entidade, uma vez que ontem a atleta se tornou a recordista histórica em medalhas olímpicas. 

Leia a nota na íntegra: 

“O Ministério das Comunicações reconhece que a postagem não foi adequada e deu margem a interpretações que não condizem com o sentimento e trabalho do Governo Federal, nem com a grandeza desta conquista histórica de Rebeca Andrade. Por isso, pedimos sinceras desculpas à atleta e a todos os brasileiros e brasileiras pela postagem, especialmente às mulheres pretas, que estão tão bem representadas no pódio de Rebeca Andrade. O objetivo foi fazer uma publicação relacionando políticas públicas com as Olimpíadas, assim como já tinha sido feito com a foto icônica de Gabriel Medina, cujo meme circulou no Brasil. A própria legenda explicava que a pasta reverencia Rebeca e a tem como inspiração. Uma nova publicação foi feita para deixar explícita a admiração que o Ministério das Comunicações tem por Rebeca Andrade e suas conquistas, que tanto representa para o país como uma mulher preta medalhista olímpica. O Ministério das Comunicações reverencia Rebeca Andrade. Ela não só entrou para a nossa história, ela é a nossa história”.

A imagem mostrava um computador com a logo de um programa do governo, o Computadores para Inclusão. Foi publicada hoje, 06 de agosto, e apagada pouco depois. Veja um print:

Imagem: reprodução X, antigo Twitter.

O ex-presidente Jair Bolsonaro comentou a situação. Em sua conta no X, alegou que o Ministério de Lula retirou Rebeca Andrade de sua foto histórica. Veja a publicação:

O ex-ministro Ricardo Salles escreveu no X que a atitude seria uma retaliação por Rebeca ter se recusado a posar com o presidente Lula e com a primeira-dama Rosângela para fotos promocionais. Veja o post:

O ex-ministro Ricardo Salles escreveu no X que a atitude seria uma retaliação por Rebeca ter se recusado a posar com o presidente Lula e com a primeira-dama Rosângela para fotos promocionais. Veja o post:

O jornalismo da Brasil Paralelo procurou o Ministério das Comunicações para apurar as acusações de Sales, mas até o fechamento desta reportagem não teve retorno. 

Vitória histórica

Rebeca ganhou ontem a medalha de ouro na categoria solo. A ginasta é de Guarulhos, São Paulo, e começou a treinar com 6 anos de idade. Ela é agora a maior medalhista olímpica do Brasil, com dois ouros, três pratas e um bronze. Confira a reportagem da Brasil Paralelo sobre o assunto clicando aqui. 

Para ter essa e outras notícias imparciais e resumidas todas as manhãs no seu e-mail, inscreva-se no Resumo BP. A newsletter da Brasil Paralelo é gratuita. Clique aqui e assine.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais