This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Esportes
3
min de leitura

Paris 2024: Caos domina rede ferroviária após ataques coordenados às linhas de trem horas antes da abertura dos Jogos Olímpicos

Autoridades avaliam que os impactos devem continuar ao longo do final de semana.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
26/7/2024 10:06
Reprodução X

Na manhã de hoje, um ataque cibernético afetou a operação de três linhas de trem em Paris. As rotas afetadas são de trens de alta velocidade. Fontes de segurança disseram à rede CNN que ocorreram incêndios criminosos em linhas férreas e a remoção de cabos que garantem a segurança dos maquinistas. Ainda não se tem notícias da autoria do atentado, porém o promotor de Paris já instaurou inquérito para apurar o caso. A ministra dos esportes classificou o episódio como “sabotagem coordenada”. 

  • Overton: informação imparcial e análise profunda, direto no seu e-mail. Assine agora!

Os trens que fazem as rotas Leste, Norte e Atlântico tiveram suas operações interrompidas, o que deixou o saguão da estação de Paris lotado. A empresa que administra as linhas de trem informou em um post no X que algumas viagens foram canceladas e outras sofreram desvios. Na publicação, a SNCF pede também que as pessoas adiem suas viagens.

Ato frustrado

A empresa informou ainda que um dos ataques teria sido frustrado. Pessoas tentaram remover cabos que garantiam a segurança dos maquinistas, foram incendiados e desmontados.  Fontes da rede CNN afirmam que as forças de segurança do país estão dedicadas a apurar a questão. A fonte acrescentou que a metodologia não é nova.

O promotor de Paris abriu inquérito para apurar o caso. Os crimes cometidos incluem danos à propriedade do Estado e associação ao crime organizado. As penas podem chegar a 20 anos de prisão e multas de até 300 mil euros. 

“Esses métodos foram usados ​​pela extrema esquerda no passado, mas não há evidências que liguem as ações de hoje a eles”.

O gabinete do promotor de Paris abriu uma investigação sobre o ataque e detalhou quatro acusações separadas, relacionadas a danos à propriedade estatal  e participação em crime organizado. Alguns dos crimes listados são puníveis com até 20 anos de prisão e uma multa de 300 mil euros.

Organizadores dizem que segurança está garantida

A ministra francesa dos Esportes e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos disse que a interrupção das linhas de trem é “uma espécie de sabotagem coordenada”. Amélie Oudéa-Castera concedeu entrevista à BFMTV e condenou os ataques.

“Avaliaremos os impactos sobre os viajantes, atletas e garantiremos o transporte adequado de todas as delegações aos locais de competição”

O ministro dos transportes de saída e o chefe da região de Île-de-France, onde Paris fica localizada, disseram que "todos os elementos" apontavam para um "ataque deliberado". 

As olimpíadas de Paris 2024 começaram ontem. A cerimônia de abertura acontece hoje às 19:30 pelo horário local, às 14:30 em Brasília.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais