Na mensagem enviada na segunda-feira, o pontífice parabenizou Donald Trump pela posse como 47º presidente dos Estados Unidos. Enfatizou também que está rezando para que Deus "lhe conceda sabedoria, força e proteção no exercício de seus altos deveres".
No entanto, o pontífice não voltou atrás em suas críticas à proposta do presidente de deportar imigrantes ilegais.
Um dia antes da posse, o papa havia declarado que os planos de Trump para deportações em massa de imigrantes são uma "vergonha".
A fala contrasta com o aumento do rigor do Vaticano nas penalidades aplicadas a quem entra ilegalmente em seu território. No final do ano passado, a Santa Sé assinou um decreto que estabelece multas e penas de prisão para quem violar os padrões de segurança estabelecidos por eles.
Informações de qualidade são fundamentais para a tomada de decisões. Quer receber as melhores notícias todos os dias no seu e-mail? Conheça o Resumo BP, a newsletter de notícias com a curadoria da Brasil Paralelo.
O que o papa Francisco disse a Trump?
Ao ligar para o novo presidente dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro, o papa disse:
"Inspirado pelos ideais da sua nação de ser uma terra de oportunidades e acolhedora para todos, espero que, sob sua liderança, o povo americano prospere e sempre se esforce para construir uma sociedade mais justa, onde não haja espaço para ódio, discriminação ou exclusão."
Antes de enviar a mensagem, o líder máximo da igreja Católica já havia enfatizado que, se os planos em relação à imigração ilegal fossem implementados, Trump faria com que "os pobres coitados que não têm nada pagassem a conta".
Em entrevista a um programa de TV italiano, Francisco declarou sobre o plano de mimigração.
"Isso não está certo. Não é assim que se resolvem problemas".
Poucas horas depois de retornar à presidência, Trump assinou vários decretos, entre os quais um sobre imigração. Uma das ordens possibilita que a cidadania americana seja passada apenas aos filhos de imigrantes que residam legalmente no país. De acordo com o decreto, os filhos dos imigrantes ilegais perdem esse direito.
Entenda o caso de modo detalhado aqui.



.webp)








.jpg)






.jpg)









