As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 10, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Tecnologia
3
min de leitura

O que é o aborto? Saiba como três IAs respondem a essa pergunta

Apesar de afirmarem que o feto “não sobrevive”, alguns chatbots de Inteligência Artificial tentaram não reconhecer a vida dentro do útero.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
6/2/2025 12:33
Freepic

A Brasil Paralelo perguntou a três IAs diferentes “o que é o aborto” para para analisar as respostas sobre esse assunto.

Testamos três dos mais avançados modelos disponíveis no mercado:  Chat GPT, a Perplexity IA e o DeepSeek. O que é um aborto?

Primeiro, pedidmos uma definição do que é um aborto para descobrir como é a descrição geral dos sistemas para esse assunto.

As três IAs deram respostas semelhantes Cada uma delas destacou que se trata da interrupção da gravidez antes do feto conseguir “sobreviver” fora do útero da mãe:

Imagem: resposta do Chat GPT.
Imagem: resposta do Perplexity. 
Imagem: resposta do DeepSeek

O aborto é um dos assuntos mais debatitos no mundo. Entenda melhor o que está sendo debatido com o documentário Duas Vidas: do que estamos falando quando falamos de aborto. Assista ao filme completo abaixo:

Subcategorias

Tanto o Perplexity quanto o Chat GPT dividiram os abortos induzidos em duas subcategorias: terapêutico e eletivo.

Segundo as IAs,o primeiro seria feito para lidar com questões de saúde da mãe. A Perplexity afirma que o principal objetivo seria “salvar a vida da mãe ou preservar sua saúde”.

O Chat GPT vai além e defende que abortos terapêuticos também podem ser feitos para impedir o nascimento de uma pessoa com  má-formação.

Imagem: resposta do Chat GPT.
Imagem: Resposta do Perplexity

Na mesma resposta, as duas IAs fizeram mais algumas considerações sobre o aborto induzido

O Chat GTP destacou que o aborto é um tema polêmico e muito debatido ao redor do mundo. Também enfatizou as diferenças legais sobre a permissão para que fosse realizado.

Imagem: resposta do Chat GPT.

A Perplexity, por outro lado, fez algumas considerações sobre saúde e legalização do aborto

Segundo o sistema, o procedimento seria “um dos mais seguros”, em países em que é legalizado.

Apesar dessa afirmação, o aborto pode causar probelmas para a saúde das mulheres, como:

  • perfurações no útero;
  • hemorragias intensas;
  • infecções graves e até
  • infertilidade.

Mesmo que ocorra  sem complicações, estudos apontam que a chance de desenvolver câncer no colo do útero aumenta 2,3 vezes para mulheres que abortam uma vez.As que passam por dois ou mais abortos enfrentam um risco 4,92 vezes maior. Essas variações acontecem por causa da interrupção não natural das alterações hormonais que acompanham a gravidez.A última consideração da IA sobre  saúde da mulher é de que o aborto pode levar a traumas e afetar profundamente a saúde mental da mulher.

Imagem: resposta Perplexity IA

Um artigo publicado na Revista Britânica de Psiquiatria verificou que há um aumento de 81% no risco de problemas mentais em mulheres que realizaram abortos. Entre os pontos levantados se destacam:

  • o aumento de 138% nas chances de desenvolver quadros depressivos e
  • a incidência 60% maior de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

Como as IAs enxergam a vida dentro do útero?Voltando à definição inicial do que é um aborto, o uso da palavra “sobreviver” faz parecer que os sistemas reconhecem a vida do bebê no útero de sua mãe. Por esse motivo, seguimos perguntando para as IAs se “o ser dentro do útero da mãe está vivo.

Foram evitadas palavras que fizessem referência a quaisquer juízos de valor ou questões morais, para não enviesar a resposta.A única IA que respondeu a questão de forma direta foi a Perplexity, que defendeu a existência de vida desde a concepção

Imagem: resposta do Perplexity.

 O Chat GPT e o DeepSeek, por outro lado, disseram que se trata de uma questão complexa e apresentaram diferentes análises. 

Imagem: resposta do Chat GPT.
Imagem: resposta do DeepSeek.
Imagem: resposta DeepSeek.

O chat GPT começou a apresentar diferentes formas de interpretar a questão. A primeira perspectiva mencionada foi chamada de biológica.De acordo com o GPT, a biologia considera que o feto é um ser vivo desde a concepção, quando o óvulo é fecundado.

Apesar do próprio sistema afirmar que, para a biologia,  a vida começa na concepção, o chat apresentou outra perspectiva que chamou de “científica”.

Isso significa que a vida só seria reconhecida depois do feto se tornar viável fora do útero; antes disso,  não seria considerado.

Imagem: resposta do Chat GPT.

 

O sistema não deixou claro qual ramo da ciência estaria sendo levado em consideração. Ao ser questionada, a IA apenas falou sobre ramos como a biologia, bioética, anatomia e neurociência.

O próprio chat destaca que cada um desses setores têm perspectivas diferentes, ou seja, não explica a origem dessa análise.

O sistema seguiu comentando que ramos como a filosofia e a religião também contam com uma série de interpretações diferentes sobre o tema.

Para o GPT, algumas visões defendem que a vida começa na concepção, enquanto outras vertentes sustentam que a vida se inicia em outros estágios de desenvolvimento.

O último ponto de vida levado em consideração pelo chat é a visão jurídica e legal sobre o tema. A IA diz que as leis sobre o tema variam de país para país, e são influenciadas por uma série de questões culturais sobre o assunto:

Imagem: resposta do Chat GPT.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Link Resumo BP

RESUMO BP

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais