O debate sobre quando começa a vida ainda divide opiniões, e não necessariamente trata-se de grupos religiosos com dogmas contra cientistas e médicos. Dentro da própria ciência não há unanimidade no assunto. Compreender as etapas do desenvolvimento embrionário durante a gravidez é fundamental para muitos debates sociais atualmente em voga.
Quando começa a vida humana? Veja as 5 principais teorias científicas
A discussão científica não consegue encerrar o debate sobre a vida. Há uma questão ética, religiosa, moral e filosófica que transcende as discussões científicas. Considerando um recorte e analisando apenas as opiniões do meio científico, mesmo os médicos divergem entre si quando o assunto é: Quando começa a vida?
As 5 principais teorias sobre o início da vida são:
o início da vida ocorre no momento da fecundação;
o início da vida ocorre quando o embrião chega ao útero da mulher;
o início da vida ocorre com o começo da atividade cerebral;
o início da vida ocorre quando o feto pode sobreviver sozinho;
o início da vida ocorre com o nascimento do bebê.
Quando começa a vida? Na fecundação
Para o primeiro grupo, a vida começa com o contato do óvulo com o espermatozóide. Neste momento, há a união do gameta feminino e masculino que formam um zigoto.
A partir do contato, é formado um programa genético completamente único. Ele é a união da metade dos cromossomos do pai com metade dos da mãe. Sua combinação única é o resultado do encontro do espermatozóide com o óvulo.
Quando começa a vida? No momento em que o embrião se instala no útero
A segunda teoria, defendida por alguns cientistas, propõem que no 14º dia de gestação começa a vida. No momento em que o embrião se instala no útero materno definitivamente.
É neste momento que se iniciam os processos de divisão celular do feto e a formação de seus órgãos.
Quando começa a vida? Com o início da atividade cerebral
Para a terceira teoria,, a vida começa com a atividade cerebral do bebê no útero. O início da atividade neural ocorre entre a 6ª e 24ª semana da gravidez. Para a defesa do aborto, esta é uma das teorias mais usadas.
O argumento desse grupo se sustenta no conceito de morte. Para seus defensores, a morte cerebral marca o fim da vida humana. Não é possível existir vida sem o funcionamento de neurônios. Desta visão surge a defesa do aborto de anencéfalos por causa da falta de atividade cerebral completa.
Além disso, em geral, defendem o aborto até 12ª semana, porque não há a formação completa do sistema nervoso.
Quando começa a vida? Quando o feto pode sobreviver sozinho
A quarta teoria propõe que a vida começa quando o feto pode sobreviver sozinho. Ou seja, quando já é capaz de sobreviver fora do útero materno. Entre a 25ª e 27ª semana que isto se torna possível. Os bebês que nascem nesse período são considerados prematuros.
Quando começa a vida? Com o nascimento do bebê
Por fim, existem cientistas que defendem que a vida começa com o nascimento, no momento do parto do bebê.
Para Ben Shapiro, advogado e comentarista político, não é possível estabelecer um limiar na gestação em que se começa a vida:
Para entender toda essa controvérsia, é necessário entender como é o funcionamento de um embrião. Há um determinado momento em que há uma virada de chave e ele passa a ter vida?