O Corpus Christi, expressão em latim que significa "Corpo de Cristo", é uma das festas mais tradicionais da Igreja Católica. Celebrada sempre numa quinta-feira.
O dia da semana escolhido não é aleatório: Cristo reuniu os Apóstolos e instituiu a Eucaristia na quinta-feira, um dia antes de seu sacrifício na sexta-feira da paixão.
- Segundo a fé católica, na Eucaristia, o pão e vinho consagrados pelo sacerdote tornam-se o corpo e o sangue de Cristo de Jesus Cristo.
Apesar de seu significado religioso, Corpus Christi não é feriado nacional no Brasil. O governo federal o classifica como ponto facultativo, o que abre margem para que cada cidade ou estado decida se adota o dia como feriado religioso oficial.
Neste ano, a celebração será em 19 de junho e será feriado em pelo menos 14 capitais brasileiras. Outras 12 decretaram ponto facultativo.
Veja a seguir onde a data será considerada feriado e o que isso significa para trabalhadores do setor público e privado.
Capitais onde Corpus Christi é feriado
- Maceió (AL)
- Salvador (BA)
- Vitória (ES)
- Cuiabá (MT)
- Campo Grande (MS)
- Belém (PA)
- Curitiba (PR)
- Teresina (PI)
- Natal (RN)
- Porto Alegre (RS)
- Boa Vista (RR)
- São Paulo (SP)
- Aracaju (SE)
- Goiânia (GO)
Capitais com ponto facultativo
- Rio Branco (AC)
- Manaus (AM)
- Brasília (DF)
- Belo Horizonte (MG)
- São Luís (MA)
- João Pessoa (PB)
- Recife (PE)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Porto Velho (RO)
- Florianópolis (SC)
- Palmas (TO)
- Fortaleza (CE)
O que é ponto facultativo?
Quando uma data é classificada como ponto facultativo, os órgãos públicos podem suspender o expediente, mas empresas privadas não são obrigadas a liberar seus funcionários. Ou seja, tudo depende da política adotada por cada empregador.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.






.png)




















