Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Posse de Trump
3
min de leitura

“Não celebro estupradores”: veja algumas reações à posse de Donald Trump

Parlamentares brasileiros no espectro da esquerda também criticaram a cerimônia realizada ontem, no Capitólio.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
21/1/2025 17:06
Mory Gash/AP/Los Angeles Times

Enquanto os principais nomes da direita americana celebravam o início do segundo governo de Trump, algumas figuras do Partido Democrata e da esquerda brasileira não pareciam contentes com o dia.

  • Conheça as diferenças entre o Partido Republicano e o Partido Democrata no episódio especial do programa Magna Carta. Assista ao programa completo abaixo:

Diferentemente do que aconteceu na primeira posse de Trump, em 2017, os congressistas do Partido Democrata não organizaram um boicote à cerimônia.

Apesar disso, muitos nomes influentes no partido não compareceram à posse, como foi o caso da ex-primeira dama Michelle Obama.

A ex-mulher de Barack Obama também não deu nenhuma justificativa para a ausência. Ela tem um longo histórico de críticas a Trump.

A congressista Nancy Pelosi também não esteve presente durante a posse de Trump, ela disse que “nunca perdoará” o presidente por ter questionado o resultado das eleições de 2020.

Pelosi ainda criticou uma das primeiras medidas de Trump, que concedeu perdão presidencial aos réus pelos protestos de 6 de janeiro de 2021.

"É vergonhoso que o Presidente tenha decidido fazer do abandono e da traição aos policiais, que arriscaram suas vidas para impedir uma tentativa de subverter a transferência pacífica de poder, uma de suas principais prioridades." 

Um dos principais nomes da ala mais ligada a pautas woke dos democratas, a deputada Ocassio Cortez, também não foi à posse.

Em um vídeo postado em seu Tik Tok, a parlamentar acusou Trump de ser um “estuprador” e disse não não iria comemorar o início de seu governo:

"Todos esses jornalistas estão tipo: 'Congressista, você vai à inauguração? Congressista, você vai à inauguração? Você vai à inauguração?’ Deixe-me ser clara, eu não celebro estupradores. Então, não, eu não vou à inauguração."

https://www.tiktok.com/@aoc/video/7461809402228575534?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7407484002758133253

Parlamentares brasileiros também criticaram

A deputada Fernanda Melchionna (PSOL) disse que a posse do presidente americano é um retrocesso, tanto para o país quanto para o mundo inteiro:

É lamentável que, no dia de hoje, estejamos presenciando a posse de Donald Trump. Trata-se de um retrocesso não apenas para a história dos Estados Unidos, mas para o mundo inteiro.”

A parlamentar seguiu dizendo que a cerimônia é um símbolo do avanço da direita, que estaria conquistando cada vez mais apoio na classe trabalhadora

A extrema direita avança, tentando convencer o povo de que estão do lado dos trabalhadores, e esse será um dos grandes desafios que enfrentaremos nos próximos anos. No entanto, não podemos nos render. É fundamental seguirmos na luta contra os absurdos e horrores promovidos por esse grupo”.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) seguiu a mesma linha. Ele disse que o novo governo de Trump fortalece a direita:

Posse de Trump empodera extrema-direita em todo o mundo. Teremos pela frente anos de muita luta para defender democracia, direitos humanos, meio ambiente, diante de um delinquente na Casa Branca, com muitos aliados no planeta todo e forte influência nas redes

Enquanto isso, parlamentares brasileiros no espectro político da direita celebraram o novo governo.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Link Resumo BP

RESUMO BP

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais