O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira (21) que cometeu “injustiças” em julgamentos de réus envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, data marcada pela invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Durante a sessão da Primeira Turma, Fux declarou que reviu seu entendimento e passará a votar pela absolvição dos acusados no chamado núcleo 4, grupo apontado como responsável pela disseminação de desinformação e incentivo ao movimento considerado golpista.
“Meu entendimento anterior, embora amparado pela lógica da urgência, incorreu em injustiças que o tempo e a consciência já não me permitiam sustentar”, afirmou o ministro.
Segundo Fux, sua mudança não representa “fragilidade de propósito”, mas uma reafirmação do compromisso com o Estado de Direito.
“O magistrado não deve buscar a coerência no erro. Não há demérito algum em mudar de posição quando se reconhece o próprio equívoco”, completou.
O voto de Fux indica absolvição dos réus pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa e danos qualificados pelos atos de 8 de janeiro.
Ele foi o único integrante da Primeira Turma a se manifestar pela absolvição em grande parte dos crimes atribuídos aos investigados, entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que integra o núcleo julgado nesta fase.
O ministro destacou que a tipificação usada nos primeiros julgamentos não deve ser aplicada de forma automática a todos os réus, defendendo uma análise individualizada das condutas.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Clique aqui
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP