Lula visitou a ex-presidente argentina Cristina Kirchner em sua casa na capital Buenos Aires.
O encontro não estava na agenda oficial e aconteceu depois de uma cerimônia com Milei, na qual Lula recebeu a presidência temporária do Mercosul.
Cristina Kirchner está cumprindo prisão domiciliar por corrupção e ter seus direitos políticos cassados.
A defesa de Kirchner precisou protocolar um pedido de autorização à Justiça argentina para Lula poder visitá-la.
O advogado da ex-presidente, Carlos Beraldi, confirmou que o presidente foi o único autorizado para a visita, sem outras autoridades da delegação brasileira.
Lula chegou ao prédio de Cristina por volta das 12h30, sob forte esquema de segurança e foi aplaudido por apoiadores da ex-presidente. A reunião durou cerca de 50 minutos.
Cristina Kirchner foi condenada em 2022, por participar de um esquema de desvio de recursos de obras públicas na província de Santa Cruz.
A acusação é de que ela chefiou uma organização criminosa e conduziu uma administração fraudulenta por 12 anos, período que inclui o governo de seu marido, Néstor Kirchner.
O esquema teria causado um prejuízo de aproximadamente R$5 bilhões aos cofres públicos.
A ex-presidente foi sentenciada a seis anos de prisão e inelegibilidade perpétua para ocupar cargos públicos.
Ela nega as acusações, afirmando que o tribunal já tinha a sentença pronta desde o início do processo.
Em junho, Cristina teve uma decisão desfavorável da Justiça argentina, que rejeitou um recurso que pedia a anulação de sua condenação, e ela passou a ficar presa em casa.
A visita de Lula a Cristina Kirchner contrasta com a falta de um encontro bilateral com o atual presidente argentino, Javier Milei.
Os dois líderes ainda não conversaram reservadamente desde que Milei tomou posse no final de 2023.
A Argentina é o principal parceiro comercial do Brasil no continente, mas as divergências políticas entre os líderes dos países são claras.
Durante a campanha, Milei fez diversas críticas a Lula, e chegou a visitar o Brasil para se reunir com Bolsonaro em 2024.
Lula já havia demonstrado solidariedade a Cristina Kirchner no mês passado, quando ligou para ela após a Suprema Corte da Argentina rejeitar um recurso contra sua condenação.
Na época, Lula chegou a fazer uma publicação sobre a conversa em suas redes sociais:
"Falei da importância de que se mantenha firme neste momento difícil. Notei, com satisfação, a maneira serena e determinada com que Cristina encara essa situação adversa e o quanto está determinada a seguir lutando."
O presidente considera que a visita a Cristina é um gesto de "reciprocidade", lembrando que Alberto Fernández, então candidato kirchnerista, o visitou em 2019, enquanto estava preso em Curitiba.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP