Marcel Van Hattem confrontou o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, com um documento do governo Lula que protege militantes do MST que invadiram terras durante o Abril Vermelho:
"Quero saber se o senhor conhece esse ofício, que passa por cima da sua autoridade como ministro da Justiça, essa nota orientava as polícias locais a não prender quem invadisse terra durante abril vermelho” , perguntou o deputado.
O ministro disse que não conhecia o documento, mas ao ler entendeu que era um pedido para evitar “repressão física” contra os movimentos:
"Confesso a vosso excelente, que não tinha conhecimento do ofício circular, mas lendo rapidamente, entendi que era um apelo às secretarias de segurança pública dos Estados, no sentido de que evitar uma repressão física e intensa desses movimentos sociais”
Lewandowski continuou defendendo que os governo estaduais devem buscar diálogo com os movimentos, em vez de combatê-los:
“[O documento pedia que os estados] apelassem para os mecanismos de mediação e conciliação que o Governo Federal tem e que o próprio Judiciário tem. Porque o Brasil precisa de diálogo, precisa, na verdade, de discussão, precisa evitar a polarização.."
Em resposta, Van Hattem criticou a postura do governo petista, que estaria apoiando os movimentos em vez de produtores rurais, proprietários das terras invadidas:
"Me causou surpresa que o senhor não soubesse, como admitiu que não sabia, mas vai se informar sobre o ofício. Mas infelizmente não me causou surpresa a posição do governo de preferir estar ao lado do invasor e não do invadido."
O principal movimento responsável por essas invasões de terra é o MST, que é tema do mais novo documentário da Brasil Paralelo, MST: Terra Prometida. Com o objetivo de investigar o movimento de modo imparcial e profundo, a produção conta com depoimentos de especialistas, políticos e ex-acampados.
A única exibição gratuita acontecerá hoje, 22 de maio, às 20 horas. Clique no link abaixo e não perca a única chance de assistir sem pagar nada:



.webp)







.jpg)
.jpg)
















