
O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) afirmou que Jair Bolsonaro (PL) deve cumprir pena na cadeia e só sair para consultas médicas, quando necessário.
“Ele tentou de fato dar um golpe de Estado. Deve ir para a cadeia, sim”, disse em entrevista à BBC News Brasil.
Kim afirma que Bolsonaro chegou a discutir a minuta de um plano de ruptura institucional com os comandantes das Forças Armadas e só não levou a ideia adiante porque o então chefe do Exército ameaçou prendê-lo.
“A gente esteve a um sim, o sim do comandante do Exército, de ter um golpe de Estado”, afirmou.
O parlamentar também criticou a forma como a Suprema Corte conduziu o julgamento. Para ele, o processo teve “vícios” e atropelos legais.
“O Supremo inventou uma terceira via de foro. Bolsonaro deveria ter sido julgado na primeira instância ou pelo plenário, mas foi julgado por uma turma”.
A resposta de Kim Kataguiri gerou revolta nas redes sociais, incluindo críticas do deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), que afirmou que Kim “é um capacho da ditadura”.
Kataguiri é um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL) e apoiou Bolsonaro no segundo turno de 2018. Ele afirmou ter se arrependido do voto.
“Ele traiu o próprio eleitorado. Pegou o país com o PT impopular, o Lula preso e mesmo assim conseguiu entregar o poder de volta à esquerda”, disse.
O deputado acusou o ex-presidente de abandonar a pauta anticorrupção ao tentar proteger familiares investigados.
A entrevista marca o reposicionamento de Kataguiri dentro da direita brasileira. O parlamentar prepara o lançamento do partido Missão, liderado por Renan Santos, também fundador do MBL, e descarta qualquer aliança com os Bolsonaro.
Kataguiri, hoje com 29 anos, não pode disputar a Presidência por ainda não ter idade mínima exigida pela Constituição, mas planeja concorrer ao governo de São Paulo ou a um terceiro mandato na Câmara.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
Cupom aplicado 37% OFF
.png)
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
.png)
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP