Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Kim Jong-un chega na Rússia para negociar armamentos com Putin

O ditador coreano viajou em um trem blindado. A reunião ocorre após os EUA denunciarem que a Rússia estaria negociando armas com a Coreia do Norte.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
12/9/2023 11:13
Foto: GETTY IMAGES

Em um trem blindado e luxuoso, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un chegou em Vladivostok, na Rússia. Hoje o líder se encontra com o presidente Vladimir Putin. O trem blindado que Kim usa para visitas ao exterior provavelmente partiu de Pyongyang, informou a mídia da Coreia do Sul, citando um funcionário do governo.

Essa é a primeira viagem internacional do ditador coreano em mais de 4 anos. Desde pouco antes do início da pandemia, ele ficava em seu país. Em 2019, Kim Jong-un também foi a Vladivostok.

A reunião entre os líderes acontece depois do governo americano ter afirmado que as “negociações sobre armas entre os dois países estavam avançando ativamente”.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, disse anteriormente que o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, tentou "convencer Pyongyang a vender munição de artilharia" à Rússia durante uma recente visita à Coreia do Norte.

Kim e Putin devem discutir a possibilidade de a Coreia do Norte fornecer armas a Moscou para apoiar a guerra na Ucrânia, incluindo projéteis de artilharia e foguetes.

Ankit Panda, membro sênior do Programa de Políticas Nucleares do Carnegie Endowment for International Peace, afirmou à BBC que ambos os países possuem um bem que o outro deseja.

Em troca das munições coreanas, a Rússia daria alimentos e matérias-primas, bem como apoio contínuo em fóruns internacionais como a Organização das Nações Unidas.

"Isto poderia abrir a possibilidade de a Coreia do Norte transferir armamento mais sofisticado para a Rússia, para permitir a Moscou manter e abastecer os seus próprios estoques de armas convencionais", afirmou Panda à BBC.

A Coreia pode ajudar a Rússia a ter um novo impulso na guerra com a Ucrânia

Supõe-se que a Coreia do Norte tenha milhões de projéteis de artilharia e foguetes, o que poderia dar um impulso ao exército russo e prolongar ainda mais o conflito na Ucrânia que já passou dos 17 meses.

Segundo apuração do G1, acredita-se que a Rússia precise de munições de 122mm e 152mm porque seus estoques estão diminuindo. Não é fácil determinar o inventário completo da Coreia do Norte, a ditadura mantém seu poderio em segredo.

Na reunião de julho entre o Ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, e Kim Jong-un, foram expostas armas que incluíam o míssil balístico intercontinental Hwasong.

A origem da tradição coreana das viagens de trem

Desde o ditador Kim il-Sung, avô de Kim Jong-un, existe a tradição de viagens de trem por parte dos líderes coreanos. Para visitar o Vietnã e o leste europeu, Kim il-Sung usava seu próprio trem.

Kim Jong-il, pai de Kim Jong-un, deu continuidade às viagens de trem, porque tinha medo de voar.

O trem que transportou Kim Jong-un foi batizado de Taeyangho, a palavra coreana para “sol”, uma referência simbólica ao fundador da Coreia do Norte, Kim il-Sung.

Os trens são luxuosos e fortemente vigiados por agentes de segurança. O veículo é completamente blindado e cona com uma equipe que examina cada pedaço da rota e das estações em busca de bombas ou outras ameaças.

Para se aprofundar no assunto:

Confira os conteúdos da Brasil Paralelo que vão te ajudar a aprofundar no tema da Rússia e da guerra com a Ucrânia:

  • O Conflito entre Rússia e Ucrânia, Conversa Paralela com Lucas Ferrugem e Flávio Morgenstern;
  • Invasão Bolchevique - A Revolução que mudou a história da humanidade e ainda pauta o presente é o tema do primeiro original BP exclusivo para assinantes - toque aqui para garantir seu acesso;
  • Putin vs Ucrânia: Putin vai à Guerra - Como Putin se tornou um dos homens mais poderosos do mundo? O que o levou a desejar a maior guerra da Europa desde a Segunda Guerra Mundial? Descubra as respostas e a história de vingança e simbiose entre Rússia e Ucrânia, neste documentário do diretor Michael Kirk, disponível no streaming da Brasil Paralelo;
  • Uma Breve História da Rússia - Por que a revolução socialista aconteceu primeiro na Rússia? Como esse país foi capaz de disputar a hegemonia mundial com os Estados Unidos durante o século XX? Maior país do mundo, rico em recursos naturais, com forte tradição no campo artístico e preponderância na geopolítica internacional, a história da Rússia é pouco conhecida e compreendida pelo ocidente.

    Para suprir essa lacuna, o curso Uma Breve História da Rússia se propõe a percorrer o período que abrange desde a formação do território russo, antes de Cristo, até a Rússia contemporânea de Vladimir Putin e a posição que essa federação ocupa no cenário político atual - toque aqui para saber mais.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais