A Ulta Beauty, uma das maiores redes de cosméticos dos Estados Unidos, anunciou uma nova parceria. O influenciador escolhido foi Jonathan Van Ness, cabeleireiro que se identifica como “não binário”.
Ele costuma se apresentar com barba, vestidos e maquiagem. A campanha gerou críticas nas redes sociais.
A campanha foi divulgada no perfil oficial de Van Ness no Instagram. No vídeo, ele aparece visitando uma loja da Ulta, sendo recebido por funcionários e comemorando o lançamento da linha de cuidados capilares “JVN Hair” nas prateleiras da rede.
Diante do estande com seus produtos e um pôster com seu rosto, ele exclama: “Quem é essa? Ela é tão linda!”, referindo-se a si mesmo.
A frase foi considerada provocativa por parte do público feminino que se sentiu desrespeitado com o tom do anúncio.
Entre os nomes públicos que se manifestaram está Kelley Paul, esposa do senador Rand Paul (Partido Republicano – Kentucky), que declarou: “Nunca mais farei compras na Ulta Beauty.”
“Homens, fingindo ser mulheres, zombam de mulheres de verdade! Hoje vocês traíram as mulheres ", escreveu uma usuária no X.
A controvérsia ocorre em meio a um debate mais amplo sobre marketing identitário e o uso de influenciadores trans ou não binários em campanhas voltadas ao público feminino.
Casos semelhantes já afetaram marcas como Bud Light e Nike, que sofreram boicotes por iniciativas parecidas.
Em resposta à polêmica, empresas como a Jeremy’s Razors aproveitaram para se posicionar de forma crítica ao movimento.
Em um comunicado promovendo sua linha de produtos femininos, a marca ironizou o episódio e disse que “mulheres de verdade não deveriam ter que pagar caro para comprar em lojas que fingem que caras barbudos representam o público feminino”.
Até o momento, a Ulta Beauty não se pronunciou oficialmente sobre a repercussão negativa da campanha.
A autora Nine Borges participou do podcast Conversa Paralela com Lara Brenner e Arthur Morisson para discutir a ideologia de gênero. Assista gratuitamente no canal da Brasil Paralelo e entenda mais sobre o tema.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP