O fotógrafo Alex Silva foi demitido nesta quarta-feira (6) pelo jornal O Estado de S.Paulo, onde trabalhava há 23 anos.
A decisão ocorre poucos dias após ele fotografar o ministro Alexandre de Moraes mostrando o dedo do meio durante um jogo entre Corinthians e Palmeiras, no dia 30 de julho, na NeoQuímica Arena.
A imagem circulou nas redes sociais. Foi o primeiro registro público de Moraes após ter sido sancionado pelos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky. O ministro foi vaiado por torcedores e respondeu com o gesto em meio ao camarote.
Em nota oficial, o Estadão negou qualquer relação entre a demissão e a repercussão da foto. Segundo o jornal, a saída de Alex Silva “já estava planejada” e faz parte de uma redução na editoria de fotografia, por “critérios exclusivamente administrativos”.
O fotógrafo, no entanto, afirmou que não recebeu explicações claras da direção do jornal.
“Disseram que foi um pedido do RH porque a empresa está passando por mudanças. Mas eu reclamei internamente. Achei que esconderam a foto, deram pouco destaque. Não saiu nem na capa impressa”.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.




.jpg)
.jpg)











.jpg)











