O historiador Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, publicou um vídeo em suas redes sociais no qual debochou do assassinato do ativista norte-americano Charlie Kirk.
“É sempre terrível, né? Um ativista ser morto por suas ideias, exceto quando é o Charlie Kirk. Mataram o Charlie Kirk. Ai, coitado, tomou um tiro, não sei se na cara.”
Na sequência, afirmou que a ausência do comentarista seria positiva para sua família:
“O Charlie Kirk. Tem duas filhas pequenas, que bom para as filhas dele, né? Que bom.”
As declarações provocaram reações.
- A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) rescindiu o contrato de locação de um evento marcado para domingo, 14 de setembro.
- A Livraria da Travessa cancelou a participação de Eduardo Bueno na inauguração de sua nova loja em Porto Alegre;
- e o podcast Nós na História, que Peninha integrava desde 2021, foi encerrado por decisão dos colegas.
Em nota, a PUC-RS afirmou:
“A PUC-RS reforça seu compromisso com a liberdade de expressão, mas repudia qualquer manifestação contrária à vida e à dignidade humana, reafirmando que tal postura não condiz com sua cultura nem com seus valores institucionais.”




.webp)




.jpg)

.png)
.png)
.png)


.png)

.png)


.png)






