Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Eleições Americanas
3
min de leitura

Donald Trump usa a mesma Bíblia que Abraham Lincoln para fazer juramento como 47º presidente dos Estados Unidos

Trump levou também uma Bíblia pessoal para o juramento da Constituição dos Estados Unidos da América.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/1/2025 15:04
Patrick Semansky/AP

Durante seu juramento de posse nesta segunda-feira, 20 de janeiro, como presidente dos Estados Unidos, usou a mesma Bíblia que o ex-presidente Abraham Lincoln em 1861 A informação é do Comitê do partido republicano. 

Tanto a Bíblia do Lincoln quanto a pessoal já haviam sido usadas por ele em sua posse anterior, em 2017.

Obama também usou a Bíblia de Lincoln

Barack Obama também recorreu à Bíblia de Lincoln durante suas duas cerimônias de posse. O vice-presidente eleito, JD Vance, usará uma Bíblia de família, da época de sua bisavó, para realizar o seu juramento. 

O juramento e o discurso de posse de Trump ocorreram na parte interna do Capitólio dos EUA, sede do Congresso americano, devido às condições extremas de frio. A última vez que algo semelhante ocorreu foi em 1985, quando Ronald Reagan tomou posse para seu segundo mandato.

Abraham Lincoln

Abraham Lincoln foi o 16º presidente dos Estados Unidos, assumindo o cargo em 4 de março de 1861. Sua presidência foi marcada pela Guerra Civil Americana, que começou logo após sua eleição. Ele se comprometeu a preservar a União e abolir a escravidão, sendo uma figura central na luta contra a secessão dos estados do sul.

Durante seu governo, Lincoln enfrentou o conflito entre os estados do norte e do sul, que se intensificou após sua eleição. Em 1863, ele emitiu a Proclamação de Emancipação, que libertou os escravos nos estados rebeldes e incentivou a aprovação da Décima Terceira Emenda à Constituição, que aboliu a escravidão em todo o país.

Lincoln foi reeleito em 1864, derrotando o democrata George B. McClellan. Durante seu segundo mandato, ele continuou a trabalhar pela reunificação do país e pela implementação de políticas de reconciliação após o conflito.

Em 14 de abril de 1865, Lincoln foi assassinado por John Wilkes Booth enquanto assistia a uma peça no Teatro Ford em Washington, D.C. Ele faleceu no dia seguinte, 15 de abril de 1865, tornando-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a ser assassinado.

Lincoln é amplamente considerado um dos maiores presidentes da história dos EUA devido à sua liderança durante um período crítico e suas contribuições para a abolição da escravidão e a preservação da União. Seu discurso em Gettysburg e suas políticas de reconstrução são lembrados como marcos importantes em sua presidência.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Link Resumo BP

RESUMO BP

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais