A polícia prendeu o suspeito de matar Charlie Kirk. O governador Spencer Cox informou que o homem é Tyler Robinson, 22 anos, morador do estado de Utah. Ele foi preso em um campus universitário.
O presidente Donald Trump afirmou que espera a aplicação da pena de morte ao suspeito do crime.
“Espero que ele seja considerado culpado. E espero que receba a pena de morte. O que ele fez... Charlie Kirk era a melhor pessoa, ele não merecia isso. Ele trabalhou muito e tão bem. Todos gostavam dele.”
Trump também disse que essa é a intenção do governador de Utah, Spencer Cox, e que há possibilidade de aplicação conforme a lei do Estado.
“Em Utah, a pena de morte é aplicável, e eu conheço bem o governador. Ele tem a intenção de aplicá-la neste caso, e deveria ser assim”.
O presidente contou que o próprio pai do jovem ajudou a convencer o filho a se entregar.
Segundo Trump, “basicamente alguém muito próximo dele disse: ‘É ele’” e levou a informação às autoridades.
O governador de Utah, Spencer Cox, concedeu uma coletiva de imprensa ao lado de membros do FBI e confirmou a captura de Tyler Robinson.
“Nós o pegamos. Na noite de 11 de setembro, um familiar de Tyler Robinson entrou em contato com um amigo da família, que procurou o Gabinete do Xerife do Condado de Washington com informações de que Robinson havia confessado a eles ou insinuado que havia cometido o incidente”.
De acordo com a polícia, o jovem não era aluno da universidade. No dia do crime, dirigiu até o campus, acompanhou o evento e, após o disparo, trocou de roupa e fugiu a pé.
Familiares relataram que Robinson se tornou mais “politizado e radicalizou seu discurso nos últimos anos”.
“Em um jantar antes de 10 de setembro, numa conversa com outro familiar, Robinson mencionou que Charlie Kirk estava vindo para a Universidade do Vale de Utah e que Kirk era cheio de ódio e estava espalhando ódio”, afirmou o governador Cox na coletiva.
Segundo o governador Cox, a investigação também contou com informações fornecidas pelo colega de quarto de Robinson.
Os agentes pediram para ver mensagens trocadas em um grupo no Discord, e o jovem permitiu acesso, mostrando a tela do celular.
Nelas, o contato identificado como “Tyler” falava em recuperar um rifle em um ponto de coleta, deixar a arma escondida em um arbusto, observar o local, além de mencionar que o rifle estava embrulhado em uma toalha.
O rifle foi identificado como um Mauser modelo 98, calibre .30-06, com luneta acoplada na parte superior.
As mensagens também faziam referência a balas gravadas com inscrições e a um rifle equipado com luneta, descrito como sendo “único”.
“As inscrições em um estojo disparado diziam: ‘avisos protuberâncias O que é isso?’. Nas três cápsulas não deflagradas, as inscrições eram: ‘Ei, fascista! Pegue!’, acompanhada de símbolos de seta; ‘Ó Bella, Bella ciao, Bella ciao, ciao, ciao’; e ‘Se você lê isso, você é gay kkk’, afirmou o governador Cox.
A busca durou 33 horas e mobilizou policiais locais e agentes federais. O diretor do FBI, Kash Patel, disse que foram localizados indícios físicos que ligam Robinson ao ataque, embora o inquérito ainda esteja em andamento.
Robinson deverá ser acusado de homicídio qualificado, disparo de arma de fogo resultando em lesão corporal grave e obstrução da justiça, de acordo com um auto de prisão preventiva.
Charlie Kirk, um dos maiores líderes da direita americana, foi baleado nesta quarta-feira (10) durante um evento na Utah Valley University, em Orem, no estado de Utah.
O tiro atingiu o pescoço enquanto ele discursava sob uma tenda no pátio da universidade, na turnê American Comeback Tour.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que ele cai após o disparo.
O presidente Donald Trump anunciou a morte de Charlie Kirk às 17h40 de quarta-feira (10).
"O Grande, e até mesmo Lendário, Charlie Kirk está morto. Ninguém compreendia ou tinha o Coração da Juventude dos Estados Unidos da América melhor do que Charlie. Ele era amado e admirado por TODOS, especialmente por mim, e agora não está mais entre nós. Melania e meus pêsames à sua linda esposa Erika e à família. Charlie, nós te amamos!"
Aos 31 anos, Kirk tornou-se um dos rostos mais conhecidos do conservadorismo nos Estados Unidos.
Cofundador e diretor-executivo da Turning Point USA, ganhou projeção nacional ao mobilizar jovens em defesa de livre mercado, governo limitado e valores tradicionais.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP