This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Ditadura de Daniel Ortega manda fechar universidades e fundações de caridade ligadas à Igreja Católica

Depois de prender opositores e religiosos, fechar jornais e reprimir manifestações, a ditadura nicaraguense fecha o cerco contra a liberdade acadêmica.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
17/8/2023 11:36
Foto: Reprodução/TN8

O regime de Daniel Ortega, na Nicarágua, ordenou o fechamento de duas universidades ligadas à Igreja Católica e uma fundação de combate ao câncer, acusando-as de descumprimento das leis. A ação ocorreu nesta terça-feira (7).

A decisão ocorre num contexto de perseguição religiosa, essa é mais uma ação de Ortega contra grupos ligados ao catolicismo.

A Universidade Juan Pablo II e a Universidade Autônoma Cristã (Ucan) foram submetidas a entregar ao Conselho Nacional de Universidades "informação sobre alunos, docentes, carreiras, planos de estudos, bases de dados de matrículas e habilitações (Registo Acadêmico)".

Os alunos serão integrados em outras universidades e seus bens serão transferidos para o Estado, de acordo com as normas da Lei 1.115 sobre organizações sem fins lucrativos.

Em ambos os cancelamentos, o Ministério do Interior informou que as autoridades das universidades não reportaram demonstrações financeiras e que seus conselhos caducaram.

As informações foram publicadas no jornal oficial La Gaceta. O periódico informou também que organizações de caridade da Igreja Católica optaram por uma "dissolução voluntária". Os grupos Caritas Nicarágua e Caritas Diocesana de Jinotega receberam a autorização e formalização do Ministério do Interior para encerrar suas atividades.

O governo de Ortega mandou encerrar as atividades da Fundação Mariana de Combate ao Câncer no país. A instituição, também ligada à Igreja Católica, foi acusada de não prestar contas há mais de quatro anos.

As tensões entre a Igreja Católica e a ditadura nicaraguense aumentaram em 2018. Vários templos abrigaram manifestantes feridos nos protestos que eclodiram naquele período. Os religiosos também se tornaram porta-vozes contra os abusos cometidos pela polícia nicaraguense.

Desde 2018, o governo de Daniel Ortega promoveu a:

  • perseguição de opositores;
  • repressão de quem discorda do atual governo;
  • compra dos meios de comunicação;
  • criação de leis que permitem a expansão do poder e da duração de seu regime;
  • perseguição de religiosos e defensores dos direitos humanos;
  • expulsão de ordens religiosas;
  • proibição do culto;
  • fechamento de ONGs e associações pró-direitos humanos;
  • restrição do ingresso ao país com objetos que possam registrar imagens e vídeos;
  • perseguição de familiares de opositores ao regime.

Muitos exilados nicaraguenses consideram a Nicarágua como uma das piores ditaduras do século XXI. Para saber mais sobre a ditadura que governa o país e como tudo chegou a este estado, assista agora ao Original BP NICARÁGUA: Liberdade Exilada.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais