O governo da Dinamarca anunciou nesta quarta-feira (24) que pretende reduzir de 18 para 15 anos a idade para que adolescentes possam abortar sem o consentimento dos pais.
A ministra da igualdade do país, Marie Bjerre, anunciou a decisão no 50º aniversário da descriminalização do aborto na Dinamarca, segundo apuração da Gazeta do Povo. A ministra disse também que é “natural” discutir se a legalização estabelece o “equilíbrio adequado”.
"A idade legal para relações sexuais é 15 anos. Também é de 15 anos para poder ter acesso ao tratamento no sistema de saúde. Portanto, achamos correto que uma jovem possa fazer um aborto dos 15 aos 17 anos sem ter que envolver os pais", acrescentou.
Bjerre admitiu que interromper uma gravidez não é uma "escolha fácil" e que é importante que as jovens nessa situação busquem apoio em seu ambiente e recorram a pessoas em quem confiam, como amigos, irmãos e professores, por exemplo.
"É uma escolha muito difícil. Mas não é uma escolha dos pais. É a escolha da jovem, porque se trata de seu próprio corpo e de sua própria vida", disse Marie.
A idade em que é permitido praticar um aborto sem o consentimento dos pais não mudou desde que a Dinamarca introduziu o aborto livre até a 12ª semana de gestação em 1973.
Quer saber mais sobre o tema do aborto? Só no streaming da Brasil Paralelo você encontra um conjunto de filmes e documentários para aprofundar no tema:
Só na BP também você encontra o curso Aborto: Quem é a Verdadeira Vítima, com o professor Marcus Vinicius Lins.
Não perca, desbloqueie seu acesso a todo esse conteúdo e muito mais. Toque no link.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP