Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Cubanos cozinham com lenha por falta de gás

Outros recursos para fazer fogo, como o carvão, se tornaram inacessíveis na ilha.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
29/11/2024 17:52
Cubanet

Desde o início de novembro, o governo cubano interrompeu o fornecimento de gás em diversas províncias, incluindo na capital Havana.

Para responder à falta de gás e energia, a ditadura socialista que domina a ilha está vendendo lenha.

Outros recursos para acender o fogo de forma mais eficiente têm se tornado cada vez mais inacessíveis para o povo.

A cubana Dalia Ávila explicou durante entrevista para o site Cubanet que tentou recorrer ao carvão para cozinhar, mas o produto também está em escassez:

Há mais de um mês que cozinho com carvão, mas não há mais; Se aparecer está em 1.000 ou 1.200 pesos o saco, então optei pelo fogão a lenha. A fumaça me dá enjôo, agora com o tempo chuvoso tenho que acender dentro da cozinha por causa da umidade

A ilha está passando por um dos períodos mais críticos desde a década de 1990, quando a União Soviética deixou de existir.

O povo cubano está recorrendo a métodos improvisados criados durante a crise no final do século passado, como é o caso dos fogões improvisados com uma boca movidos a carvão e lenha, conhecidos como “anafre”.

Fogão improvisado - Fonte: Cubanet

No entanto, até mesmo essas soluções estão subindo de preço. Um anafre está custando aproximadamente 4.000 pesos nos mercados públicos de algumas províncias.

Falta de alimentos

No mês passado, o governo socialista reduziu a quantidade de frango distribuído pelo regime para 345 gramas.

Em setembro, o regime anunciou que o peso dos pães diminuiria de 80g para 60g devido à falta de trigo.

Produtos básicos, como arroz e sal, também têm sua oferta reduzida nos mercados da ilha, enquanto outros, como óleo e café, estão em falta.

A Brasil Paralelo contou a história da ditadura socialista em Cuba no quarto episódio do épico História do Comunismo.

A produção original reúne os principais estudiosos sobre o comunismo e as pessoas que vivem sob esse regime.

Inserir link: https://www.youtube.com/watch?v=O-PLwJxHtlM

Os três primeiros episódios estão disponíveis gratuitamente pelo Youtube:

O Marxismo de Marx

O sonho de Lenin

O pesadelo de Stalin

Cadastre-se na plataforma para assistir a série completa, além de filmes selecionados e todas as produções originais da Brasil Paralelo.

Clique no link abaixo e aperte o play sem medo:

Clique aqui para assinar.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Link Resumo BP

RESUMO BP

LINK BLACK FRIDAY

Black Friday BP

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais