O cardeal Giovanni Angelo Becciu, de 76 anos, não estará entre os cardeais que participarão do conclave que elegerá o próximo papa.
A decisão foi tomada após reuniões realizadas nos últimos dias, segundo informações divulgadas por veículos especializados no Vaticano.
Becciu foi condenado em 2023 por um tribunal da Santa Sé, em um caso envolvendo a compra de um imóvel de luxo em Londres.
Parte dos recursos usados na transação, segundo o processo, teria origem no Óbolo de São Pedro, fundo destinado originalmente a obras de caridade.
- O prejuízo estimado à Santa Sé foi de aproximadamente 139 milhões de euros.
Apesar da condenação, na última semana o cardeal afirmou que estaria presente na eleição, sob a justificativa de ter sido perdoado pelo papa Francisco.
No entanto, seu nome não constava na lista oficial de eleitores divulgada pela Santa Sé. Apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar, o que, no caso de Becciu, não seria um impedimento.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.










.jpg)






