This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Condenado por “guerra contra Deus”: Irã executou suspeito de espionagem para o Mossad

Está é a terceira execução de suspeitos de espionagem nos últimos 10 dias.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
23/6/2025 19:05
Iran Wire

O Irã executou um prisioneiro condenado por cooperação com o Mossad. Segundo o Judiciário do país, Mohammad Amin Mahdavi Shayesteh liderava uma "rede cibernética" sob a direção de Israel.

Ele foi enforcado na terceira execução desse tipo desde o início do conflito com Israel, há dez dias

O que fazia o espião executado e as acusações do Irã

A agência de notícias Mizan, ligada ao Judiciário iraniano, alega que Mohammad Amin Mahdavi Shayesteh liderava uma rede de "operações psicológicas e midiáticas no Irã".

Eles teriam divulgado mensagens atacando as Forças Armadas iranianas e outras instituições em redes sociais e plataformas de mensagens, tudo sob ordens do Mossad. 

A mídia iraniana destacou a ligação do espião com o canal Iran International, um veículo opositor ao regime dos aiatolás, que transmite em persa a partir de Londres.

O canal de comunicação foi declarado formalmente como um grupo terrorista pela República Islâmica em 2022

A Justiça iraniana classifica a colaboração e espionagem a serviço de Israel como crimes gravíssimos, enquadrados como "guerra contra Deus" e "disseminação da corrupção na Terra".

Análises de dispositivos eletrônicos de Shayesteh teriam revelado troca de mensagens com o Mossad, com instruções para coletar e transmitir informações sensíveis e confidenciais de segurança nacional

Isso incluiria a localização de locais estratégicos, detalhes de indivíduos específicos e missões organizacionais internas.

A caça aos espiões: execuções e centenas de prisões

A execução de Shayesteh se soma a outras duas recentes. No domingo (22), Majid Mosayebi também foi enforcado sob a acusação de ser agente do Mossad

Essa onda de execuções acontecem enquanto as autoridades iranianas intensificam uma operação de segurança para prender supostos colaboradores do Mossad em seu território. 

Desde o início da ofensiva militar de Israel centenas de prisões foram realizadas em todo o Irã, gerando alarme em grupos de direitos humanos como a Anistia Internacional.

O chefe do Judiciário iraniano, Gholamhossein Mohseni Ejei, determinou que os processos contra espiões de  Israel sejam conduzidos com "maior rapidez", "em conformidade com a lei e levando em conta as condições de guerra".

Autoridades iranianas afirmam que o país está lutando em uma "segunda frente" contra agentes israelenses secretos e colaboradores

Entenda a guerra de Israel

A guerra no oriente médio não se limita aos campos de batalha, ela também se desenrola no terreno das narrativas. 

Buscando entender o que está por trás dessa guerra, a Brasil Paralelo decidiu ir ao Oriente Médio e ouvir diretamente as pessoas que estão envolvidas.

O resultado dessa investigação é o documentário From the River to the Sea. A produção oferece uma visão ampla, humana e direta do que está em jogo no conflito.

Entenda, pela voz dos próprios envolvidos, o que realmente está acontecendo na região.

Assista agora e entenda

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais