Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

“Como se tornar católico?” Crescimento nas buscas supera 300% após a morte do papa Francisco

Com interesse pelo catolicismo em alta, padre analisa o que está por trás da pergunta que disparou nas buscas. Saiba mais.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
21/5/2025 12:27
Site Fatos Desconhecidos

Desde o falecimento do Papa Francisco, na segunda-feira de Páscoa, aumentou a atenção sobre os acontecimentos na Igreja Católica, algo compreensível, dado o caráter raro desse tipo de evento.

O que poucos esperavam é que a cobertura do conclave e a eleição do Papa Leão XIV viriam acompanhadas por um fenômeno silencioso, mas expressivo: o aumento da busca por conversão.

Segundo levantamento divulgado pela agência de notícias Zenit, as buscas pela pergunta “como se tornar católico?” cresceram 373% no Google entre os dias 20 e 26 de abril.

O dado, que coincide com o período entre a morte de Francisco e os primeiros dias do conclave, revela mais do que curiosidade. Aponta para um interesse crescente pela doutrina, pelos ritos e pela experiência espiritual oferecida pela Igreja.

Em entrevista à Brasil Paralelo, o padre Thiago Fragoso comentou que a Igreja Católica segue firme também por oferecer a estabilidade que falta ao mundo: 

"Em geral, as pessoas tendem a imaginar a Igreja Católica como uma instituição ultrapassada, e o próprio Papa Leão XIV comentou sobre isso em uma de suas primeiras alocuções. Mas a Igreja conserva uma força extraordinária, como temos visto nestes tempos. O interesse aumentou porque a Igreja apresenta algo que falta no mundo: perenidade, estabilidade. Em um mundo líquido, a doutrina católica oferece firmeza."

O interesse pelo assunto cresce entre os jovens

A percepção do sacerdote encontra eco em um relatório recente da Sociedade Bíblica, intitulado "O reavivamento silencioso".

O documento aponta para um crescimento no interesse pelo cristianismo entre jovens adultos, sobretudo nas faixas etárias entre 18 e 34 anos. No Reino Unido, por exemplo, o número de jovens católicos passou de 23% em 2018 para 41% em 2024.

Para o padre Thiago, mais do que atração pelos ritos e pela beleza das cerimônias, há uma busca por experiência concreta da fé:

"O itinerário espiritual apontado pela Igreja é um só: o conhecimento de Cristo. Ser católico é viver um estilo de vida com base na fé. O desejo de viver um catolicismo autêntico tem sido despertado porque, nesses dias, a Igreja mostrou quem ela realmente é: não aquilo que ouvimos da mídia, mas a Igreja real."

O que uma pessoa deve fazer para se tornar católica?

Para se tornar católico é preciso compreender a igreja, além do elemento humano:

"Quem quer se aproximar da Igreja precisa estar disposto a compreendê-la como ela é, não como é retratada. Existe o elemento humano, falho, mas também o espiritual: Cristo é a cabeça da Igreja. A promessa de que as portas do inferno não prevaleceriam continua de pé. Mas é preciso buscar conhecer, estudar a doutrina e a história da Igreja de forma honesta, sem preconceitos."

A Igreja, tão criticada por setores da cultura moderna, voltou a ser tema central em conversas, rodas de amigos e discussões nas redes.

A morte de um papa e a eleição de outro parecem ter despertado algo que vai além da notícia: uma inquietação interior. Uma pergunta que, por si só, carrega um mundo de significado: como se tornar católico?

Você também pode se interessar:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais