Ele diz na entrevista que desfiles sobre religiões de matriz africana envolvem tramas complexas e confusas demais para o público em geral:
"Quando eu pego pra ver como vai ser a trama que uma escola vai contar sobre um orixá, é uma confusão danada. Um apaixonado por fulano, tendo filho de ciclano. Filho de quem? Orixá de outro? É o que rege a cabeça de quem? Sinto muito, eu não assimilo."
O carnavalesco explica que não se trata de preconceito religioso, já que ele mesmo frequenta templos de diversas religiões, incluindo de matriz africana:
"Eu sou brasileiro, então sou meio macumbeiro, meio católico, meio budista, tudo junto. Todo bom católico é um ótimo macumbeiro".
- Receba as principais notícias do dia em seu e-mail como Resumo BP. Clique aqui e se inscreva sem pagar nada.
Após a repercussão negativa de suas falas, Paulo disse que apenas falou o que pensa:
“É exatamente o que eu penso e eu tenho direito de pensar nessa forma. As pessoas falam que estamos em uma democracia. É meu pensamento, sinto muito"
Ele também criticou as pessoas que falaram sobre as raízes africanas do samba ao comentarem sua fala:
"Você vai falar pra mim que desfile de escola de samba tem que ter temática africana porque o samba veio da África? Qualquer imbecil sabe disso, que a raiz do samba e da escola tem fundamento em cima de todas essas temáticas africanas"
O trabalho do carnavalesco para este ano
Esse ano, o tema da Unidos da Tijuca será "Quanto Mais Eu Rezo, Mais Assombração Aparece".
A ideia do carnavalesco é trazer uma série de elementos do imaginário popular e do folclore para a avenida.
Um elemento tem chamado atenção, fantasias do monstro Mike Wazowski da animação Monstros S.A., da Disney.
O carnavalesco tem sofrido críticas por levar a personagem do cinema americano para o desfile de carnaval.
Ele conta que não é a primeira vez que faz isso e tem repercussão negativa. No ano passado, a escola colocou a personagem Moana, do mesmo estúdio, para desfilar.
Apesar de sofrer uma série de críticas por causa desses elementos, o carnavalesco conta que aprendeu a não responder e nem se importar com os comentários:
"Aprendi a não revidar, a não responder. Antigamente, quando eu era mais novo, me diziam um desaforo e eu devolvia. Para quê? Aprendi com o Zeca Camargo: a partir do momento em que você revida, dá voz a quem não tem."
Quando será o desfile no Rio de Janeiro?
Os desfiles do Grupo Especial na Sapucaí vão acontecer nos dias 2, 3 e 4 de março, entre o domingo de carnaval e a terça-feira.
A festa começa por volta das 22 horas e vai durar até a madrugada do dia seguinte. Os desfiles do Rio de Janeiro serão transmitidos pelo Globoplay e no canal aberto da Rede Globo.
A transmissão na televisão aberta do primeiro dia só estará disponível no estado do Rio de Janeiro, já que a emissora vai transmitir o evento do Oscar.
A Brasil Paralelo vai fazer um evento especial sobre a cerimônia do Oscar em parceria com o canal Linhagem Geek.
O evento vai acontecer ao vivo no dia 27 de fevereiro, às 20 horas. Assista sem pagar nada no Youtube da Brasil Paralelo ou em nossas redes sociais.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.