Política5 min de leitura

Carla Zambelli revela sofrer de depressão e síndromes raras; “Não sobreviveria na cadeia”

Deputada Carla Zambelli fala sobre depressão, Síndrome de Taquicardia Postural Ortostática (POTS) e Síndrome de Ehlers-Danlos. Afirma que cumprirá eventual prisão, mas teme por cuidados médicos adequados.

Por
Redação
Publicado em
Deputada Carla Zambelli fala sobre depressão, Síndrome de Taquicardia Postural Ortostática (POTS) e Síndrome de Ehlers-Danlos. Afirma que cumprirá eventual prisão, mas teme por cuidados médicos adequados.
Fonte da imagem: Perfil da Brasil Paralelo no X

Receba notícias gratuitamente em seu email

Carla Zambelli explicou que suas condições de saúde exigem acompanhamento contínuo. A Síndrome de Taquicardia Postural Ortostática (POTS) afeta o sistema nervoso autônomo. Causa um aumento anormal da frequência cardíaca ao se levantar, gerando sintomas como tonturas e fadiga. 

Já a Síndrome de Ehlers-Danlos (EDS) é um grupo de distúrbios hereditários. Afeta os tecidos conjuntivos, como pele, articulações e paredes dos vasos sanguíneos. Pode causar hipermobilidade articular e fragilidade dos tecidos. 

Ambas as condições, somadas à depressão, demandam cuidados médicos específicos.

Deputada disse que pretende se apresentar à prisão

A deputada falou sobre como reagiria à uma ordem de prisão. possibilidade de uma futura ordem de prisão contra si. As declarações vêm no contexto dos processos judiciais em curso no STF

"Se acontecer de ter a prisão, vou me apresentar para a prisão".

A declaração da parlamentar sinaliza a intenção de cumprir seus compromissos com a Justiça. Ela se compromete a cumprir as determinações judiciais, caso se concretizem.

Preocupação com os cuidados médicos no sistema prisional

Apesar de afirmar que se entregaria, Zambelli também expressou uma profunda preocupação. Ela teme não receber o tratamento médico necessário no sistema prisional brasileiro. "Mas não me vejo capaz de ser cuidada da maneira como eu devo ser cuidada", desabafou a deputada. 

Suas condições de saúde, especialmente a POTS e a EDS, podem exigir acompanhamento e manejo especializado. A estrutura de saúde carcerária no Brasil é frequentemente alvo de críticas. 

[LEADS] Brasil Evangélico

O voto do ministro no julgamento

Durante a sessão de julgamento no STF, o ministro Alexandre de Moraes apresentou sua análise do caso, ele também considerou robustas as acusações contra Carla Zambelli. 

“Vale ressaltar que os documentos falsos inseridos no sistema, além do mandado de prisão contra Ministro do Supremo Tribunal Federal, incluíam ordens de bloqueio de valores milionários, revelando o intuito deliberado de causar grave abalo à imagem e à credibilidade da mais alta Corte do país.”

A deputada foi condenada, por unanimidade, pela primeira turma do Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão e inelegibilidade pelo crime de falsidade ideológica e de invasão ao sistema do CNJ.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

[LEADS] Brasil Evangélico
[LEADS] Brasil Evangélico