Deputada disse que pretende se apresentar à prisão
A deputada falou sobre como reagiria à uma ordem de prisão. possibilidade de uma futura ordem de prisão contra si. As declarações vêm no contexto dos processos judiciais em curso no STF.
"Se acontecer de ter a prisão, vou me apresentar para a prisão".
A declaração da parlamentar sinaliza a intenção de cumprir seus compromissos com a Justiça. Ela se compromete a cumprir as determinações judiciais, caso se concretizem.
Preocupação com os cuidados médicos no sistema prisional
Apesar de afirmar que se entregaria, Zambelli também expressou uma profunda preocupação. Ela teme não receber o tratamento médico necessário no sistema prisional brasileiro. "Mas não me vejo capaz de ser cuidada da maneira como eu devo ser cuidada", desabafou a deputada.
Suas condições de saúde, especialmente a POTS e a EDS, podem exigir acompanhamento e manejo especializado. A estrutura de saúde carcerária no Brasil é frequentemente alvo de críticas.
O voto do ministro no julgamento
Durante a sessão de julgamento no STF, o ministro Alexandre de Moraes apresentou sua análise do caso, ele também considerou robustas as acusações contra Carla Zambelli.
“Vale ressaltar que os documentos falsos inseridos no sistema, além do mandado de prisão contra Ministro do Supremo Tribunal Federal, incluíam ordens de bloqueio de valores milionários, revelando o intuito deliberado de causar grave abalo à imagem e à credibilidade da mais alta Corte do país.”
A deputada foi condenada, por unanimidade, pela primeira turma do Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão e inelegibilidade pelo crime de falsidade ideológica e de invasão ao sistema do CNJ.