Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
A única igreja católica da Faixa de Gaza foi atingida nesta quinta-feira (17) por um bombardeio. Duas pessoas morreram e várias ficaram feridas.
A Igreja da Sagrada Família, na Cidade de Gaza, servia de abrigo para cerca de 500 cristãos deslocados pela guerra entre Israel e o Hamas.
Segundo o Patriarcado Latino de Jerusalém, o templo foi atingido diretamente por um tanque de guerra.
“O que sabemos com certeza é que um tanque atingiu a igreja. As Forças de Defesa de Israel dizem que foi por engano, mas ainda não há certeza”, disse o cardeal Pierbattista Pizzaballa ao Vatican News.
Entre os feridos está o padre Gabriel Romanelli, conhecido por seu contato frequente com o falecido papa Francisco.Ele teve ferimentos leves. Outras quatro pessoas ficaram gravemente feridas duas delas morreram.
Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.
Papa Leão XIV pede cessar-fogo
A Santa Sé divulgou um comunicado lamentando o ocorrido e pedindo o fim imediato da guerra:
"Sua Santidade, o papa Leão XIV, ficou profundamente entristecido ao saber da perda de vidas e dos ferimentos causados pelo ataque militar à Igreja Católica da Sagrada Família, em Gaza, e assegura ao pároco, padre Gabriele Romanelli, e a toda a comunidade paroquial sua proximidade espiritual. Ao confiar as almas dos falecidos à misericórdia amorosa de Deus Todo-Poderoso, o Santo Padre reza pelo consolo dos que sofrem e pela recuperação dos feridos. Sua Santidade renova seu apelo por um cessar-fogo imediato e expressa sua profunda esperança por diálogo, reconciliação e uma paz duradoura na região."
O papa Leão XIV não mencionou Israel diretamente, mas classificou o ataque como um “trágico evento militar”.
Israel nega ter alvejado igreja
Em nota, o governo israelense lamentou o ocorrido e disse estar investigando o caso. Afirmou ainda que “nunca ataca igrejas ou locais de culto” e que trabalha para “evitar danos a civis e estruturas religiosas”.
Apesar disso, o Patriarcado Latino denunciou que “nada pode justificar o ataque a civis inocentes” e classificou a ação como uma violação grave da dignidade humana.
Cristãos em risco
O ataque à Igreja da Sagrada Família evidencia os riscos enfrentados pelas minorias religiosas em zonas de guerra.
Em Gaza, onde vivem pouco mais de mil cristãos, a maioria ortodoxos e apenas 135 católicos. A comunidade tem encontrado refúgio na paróquia desde o início do conflito em outubro de 2023.
Buscando entender o que está por trás da violência na região, a Brasil Paralelo decidiu ir ao Oriente Médio e ouvir diretamente as pessoas que estão envolvidas.
O resultado dessa investigação é o documentário From the River to the Sea. A produção oferece uma visão ampla, humana e direta do que está em jogo no conflito.
Entenda, pela voz dos próprios envolvidos, o que realmente está acontecendo na região.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.