Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Ciro Gomes disse que o cenário para a eleição de 2026 é “nebuloso”. Para o líder do PDT, Lula deveria desistir da candidatura por causa da idade avançada e cansaço.
“Nebulosidade no cenário, porque você tem esta variável. O Lula vai chegar na eleição com mais de 80 anos... O Lula está cansado e a vida chega para todos nós.”
Ele acredita que continuar com sua candidatura seria um sinal de que o presidente não teria “responsabilidade com o país”.
A eventual saída de Lula do páreo, segundo Ciro, poderia "descomprimir" o quadro político polarizado.
Bolsonaro pode se lançar à presidência de dentro da cadeia, graças à `esquerda mentirosa`, diz Ciro Gomes pic.twitter.com/VPjQkElA1f
Sobre a candidatura de Bolsonaro, Ciro está certo de que ele está "de forma irrecorrível, inelegível".
No entanto, o ex-presidente poderá repetir a estratégia de Lula em 2018, quando o petista se lançou candidato de dentro da cadeia sabendo que seria impedido pela Justiça:
"Bolsonaro pode se lançar candidato a presidente do Brasil dentro da cadeia, quem reclamar ele vai dizer, o Lula não fez? Por que eu não posso fazer? Esse é o desserviço da esquerda mentirosa que ocupou o lugar da verdadeira esquerda no Brasil.
No cenário desenhado por Ciro, Bolsonaro, se lançaria candidato com a esposa, Michelle Bolsonaro, como sua vice.
Após a inevitável impugnação da candidatura pelo TSE, ele então lançaria Michelle como a candidata principal.
Para Ciro, a "comoção emocional" gerada por essa manobra poderia acrescentar "de 6 a 8 pontos" percentuais para a ex-primeira-dama na disputa.
Sem Lula, esquerda não tem um nome forte
Na visão de Ciro Gomes, caso Lula realmente decida não concorrer, a tensão política no país diminuiria, abrindo um cenário semelhante ao da eleição de 1989.
Entenda o que aconteceu nessa disputa com o primeiro episódio da série O Teatro das Tesouras. Assista abaixo:
No entanto, ele observa que as opções viáveis estariam concentradas no campo da direita:
"Aí você tem uma fila de candidatos viáveis pela direita, com nuances de mais radical ou menos radical, mas com a mesma concepção... Tarcísio, o mais qualificado de todos, Ronaldo Caiado, um bom administrador, o Eduardo Leite, um bom administrador. O Zema, que é um desastre, mas eu tenho que fazer a lista aqui."
Ciro concluiu com uma crítica à falta de renovação no seu próprio campo político, atribuindo a responsabilidade a Lula:
"E vocês vão reparar, só tem candidato pela direita. Por quê? Porque o Lula, pela esquerda, não deixa nascer nada. Esse é o país que nós chegamos."
A análise aconteceu durante uma palestra em um evento do grupo de comunicação O Otimista, no dia 9 de junho.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.