Segundo a OCHA, órgão ligado à ONU, mais de 42.010 palestinos e 1.200 israelenses já perderam a sua vida. Estima-se que 1,9 milhões de pessoas tiveram que deixar as suas casas em ocasião da guerra.
Faraj Sammony é uma dessas vítimas. Em entrevista ao novo filme da Brasil Paralelo, From the River to the Sea, ele defende que a Palestina é a terra que mais tem sofrido com a ocupação, com o aval da comunidade internacional:
“Inclusive apoio do Conselho de Segurança da ONU, dos EUA, Grã-Bretanha, França e todos que concordam que essa terra fique ocupada.”
A ocupação ao qual Sammony se refere é a criação do Estado de Israel e sua expansão ao longo do século XX. Frequentemente os palestinos reclamam da omissão das organizações internacionais em relação às operações classificadas como criminosas por Israel.
Por outro lado, o Estado de Israel denuncia que grupos terroristas são financiados pelo Irã e objetivam a destruição do Estado. As ações objetivariam reduzir a força e capacidade de ação dessas organizações.
As forças israelenses também afirmam que divulgam os locais dos ataques com antecedência para que civis possam ser evacuados e miram apenas locais onde são identificados a presença de terroristas. Segundo eles, o Hamas utiliza civis como escudo humano.
Em uma guerra, a primeira baixa é sempre a verdade. As informações fornecidas pelos lados entram em confronto, ficando difícil compreender o que realmente está acontecendo.
“O conflito aqui é extremamente complicado e a maioria das pessoas querem uma história simples.”, disse Dan Schueftan, doutor e professor na Universidade de Haifa em entrevista à BP, “e a maioria das pessoas também pensa em termos que são muito bons para engenheiros: problemas, soluções. Se você vem para o Oriente Médio, esqueça as soluções”.
Para tentar organizar as informações e ouvir quem vive essa guerra, a Brasil Paralelo lançou From the River to the Sea. A produção traz entrevistas de professores, autoridades religiosas, civis e militares.
O filme já conta com mais de 3 milhões de visualizações e pode ser assistido de forma dublada ou legendada no canal no Youtube da BP. Clique no link abaixo e assista:
Assistir From the River to the Sea