This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

A idade afeta o posicionamento político de uma pessoa? Pesquisa de Oxford aponta que sim

Segundo estudos de Oxford, a idade de um eleitor é um fator importante para a política de um país.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
9/5/2023 14:36
Renata Vasconcellos/G1

Diversos ditados populares marcam o imaginário brasileiro. Dentre os ditados sobre temas políticos, um aborda especificamente a relação da idade com o posicionamento ideológico:

“Quem não foi comunista até os vinte anos não tem coração, quem é depois dos trinta não tem juízo”.

Será que a idade influencia a posição política? Seria esse um fenômeno que impacta as eleições no Brasil e no mundo?

O que as pesquisas dizem sobre o assunto?

Em 2014, os professores James Tilley e Geoff Evans, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, publicaram uma pesquisa indicando que, à medida que o eleitorado britânico envelhece, a tendência de que ele vote no Partido Conservador é maior.

Segundo a BBC, outros estudos apontam que, à medida que a idade avança, a tendência é que os indivíduos sejam menos abertos a novas experiências e conceitos e deem preferência a produtos ou soluções (inclusive políticas) que já foram testadas e comprovadas.

Para José Eustáquio Alves, doutor em demografia e pesquisador aposentado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um dos efeitos do envelhecimento da população brasileira seria uma maior dificuldade para a implementação de políticas públicas progressistas.

"No resto do mundo, pessoas mais idosas tendem a ser mais conservadoras e o Brasil acompanha esse fenômeno. Nesse contexto, candidatos que defendam abertamente pautas como aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo e uma política mais branda em relação às drogas tendem a ter mais resistência com um eleitorado mais velho", explica o pesquisador.

Frases memoráveis de intelectuais brasileiros

Pensadores famosos no país comentaram o assunto, especialmente Nelson Rodrigues, Roberto Campos e Carlos Lacerda:

“O jovem, justamente por ser mais agressivo e ter uma potencialidade mais generosa, é muito suscetível ao totalitarismo. A vocação do jovem para o totalitarismo, para a intolerância, é enorme. Eu recomendo aos jovens: envelheçam depressa, deixem de ser jovens o mais depressa possível; isto é um azar, uma infelicidade”, disse em entrevista

Logo depois, Nelson explicou mais seu posicionamento sobre o tema: 

“Eu amo a juventude como tal. O que eu abomino é o jovem idiota, o jovem inepto, que escreve nas paredes ‘É proibido proibir’ e carrega cartazes de Lênin, Mao, Guevara e Fidel, autores de proibições mais brutais”.

Roberto Campos também falou sobre o tema, utilizando da ironia que lhe era característica:

"Eu tinha uma espécie de 'socialismo romântico', que é uma espécie de gonorreia juvenil que dá em todo mundo. Eu me curei a tempo ao me confrontar com a realidade".

Origem do ditado

O tradicional ditado “Quem não foi comunista até os vinte anos …" foi popularizado pelas redes sociais, sendo atribuído a Winston Churchill.

No entanto, o instituto The Churchill Centre afirma que essa informação é falsa. A organização foi criada em 1968 para preservar o legado do estadista inglês. Segundo o site da instituição:

"Não há registo de alguém ter ouvido Churchill dizer isso. Paul Addison da Universidade de Edimburgo fez o seguinte comentário: ‘Certamente, Churchill não pode ter usado essas palavras que lhe foram atribuídas. Ele era um conservador aos 15 e um liberal aos 35!".

O ditado surgiu do livro Histoire de la Révolution, de 1870, do escritor francês Jules Claretie, e se popularizou pelo mundo. O economista Lucas Berlanza afirma que o político brasileiro Carlos Lacerda chegou a dizer a frase.

Como as ideologias políticas afetam os jovens e adultos?

Para além de um gosto pessoal, as ideologias políticas influenciam sociedades e até mesmo biografias. Para entender as origens e a influencia das teorias políticas correntes na sociedade contemporânea, a Travessia apresenta aulas exclusivas sobre o tema.

O essencial em um só lugar

A travessia é uma jornada de estudos autêntica com início, meio e fim bem definidos. Reunimos uma curadoria de professores e temas relevantes numa experiência de ensino desenhada e assinada nos mínimos detalhes Brasil Paralelo.

Mas atenção: as inscrições ficarão abertas por pouco tempo, fazendo com que as pessoas que não se matricularem agora percam essa oportunidade.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais