Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Litogravura colorida representando Fausto e Mephisto no calabouço. Por Joseph Fay (1846)
Existe um tema universal que intriga as mais variadas culturas ao redor do mundo: a luta do bem contra o mal.
A ação do demônio no mundo está em temas teológicos, filosóficos, chegando a ser representada em pinturas e esculturas.
Representando essa realidade, culturas diferentes utilizam a figura do diabo, o inimigo da humanidade. Agindo contra o ser humano e a ordem natural, ele ataca constantemente o ser humano que chacoalha como um barco em meio a uma tempestade.
Diante de tamanha luta, o ser humano se pergunta:
Ceder ou não à voz que tenta? Como perceber o inimigo? Qual é o caminho da retidão?
Antes de Oficina do Diabo, essa realidade foi descrita por grandes obras da humanidade. Confira 5 aparições icônicas do demônio na Literatura em ordem cronológica.
1 - A Divina Comédia, Dante Alighieri
Ilustração de Gustave Doré.
A subida de Dante aos céus passa pelo inferno, onde ele conhece os castigos causados às almas impiedosas.
No círculo mais profundo, encontra uma criatura gélida e desesperada, com um pecador em cada boca.
Era Satanás, mestre do inferno, que mastigava Judas Iscariotes e outros traidores como castigo.
2 - Paraíso Perdido, John Milton
Ilustração de Gustave Doré.
"É melhor reinar no inferno do que servir no céu." Esta é a frase atribuída a Satanás nesta obra que narra a história da guerra nos céus e de como o demônio fez o Homem cair.
A revolta de satanás contra Deus e contra os homens contada por John Milton se tornou um dos poemas épicos da história da literatura.
3 - Fausto, Goethe
Mefistófeles (um demônio companheiro de Satanás) desafia a Deus e pede permissão para tentar a alma do mago Fausto, para levá-lo ao inferno. O método? Oferecer cada vez mais “sabedoria” ao mago.
Mefistófeles mostra como o demônio pode ser inteligente, perspicaz e mentiroso, mesmo confrontando os mais sábios.
Fausto é um conto alemão medieval que recebeu uma versão célebre de Goethe, um dos maiores escritores da modernidade.
4 - Igreja do Diabo - Machado de Assis
"Conta um velho manuscrito beneditino que o Diabo, em certo dia, teve a ideia de fundar uma igreja. Embora os seus lucros fossem contínuos e grandes, sentia-se humilhado com o papel avulso que exercia desde séculos…"
Assim começa o conto de Machado de Assis, em que o diabo funda uma igreja com mandamentos oficiais, liturgia e cânones para desafiar desafiar a Deus.
Neste conto, Machado revela a rebeldia do Homem, "a eterna contradição humana".
5 - O Mestre e Margarida, Mikhail Bulgákov
Em O Mestre e Margarida, Mikhail Bulgákov tece uma trama fascinante que combina o surreal e o real em uma Moscou da década de 1930, mergulhada na burocracia e na hipocrisia da sociedade soviética.
Quando o demônio Woland chega à cidade acompanhado de seu séquito extravagante — incluindo um gato falante amante do caos —, uma série de eventos sobrenaturais desestabilizam a ordem, expondo as fraquezas e contradições humanas.
Paralelamente, conhecemos o amor trágico entre o Mestre, um escritor perseguido, e Margarida, que arrisca tudo, inclusive sua alma, para salvá-lo. O livro chega a mostrar julgamentos divinos históricos e muito mais.
Bulgákov mistura humor ácido, crítica social e simbolismo religioso, criando uma obra atemporal que desafia interpretações e celebra o triunfo do amor e da liberdade sobre o medo e a opressão.
Oficina do Diabo estreia nesta semana! Garanta sua vaga
Por se tratar de uma obra profunda que aborda temas psicológicos e religiosos, a Brasil Paralelo irá realizar um evento de lançamento para melhorar ainda mais a sua experiência com o filme. Este evento será online e gratuito.
Para ser avisado quando ele vai ao ar, clique no link abaixo e faça o seu cadastro: