Descubra as melhores séries policiais para maratonar

Redação Brasil Paralelo
Redação Brasil Paralelo
29/7/2022
Compartilhe com amigos

Boas séries policiais conseguem tirar o fôlego do espectador. Elas instigam o intelecto e ainda trazem entretenimento! Enigmas e ação são a tônica dessas séries. Diante de tantos programas do gênero, aqui estão 7 das melhores séries de investigação criminal já produzidas. A qualidade de muitos desses programas foi atestada pelos maiores prêmios do mundo do entretenimento, como o Emmy Awards, IMDb e o Rotten Tomatoes.

Além da lista de 7 das melhores séries policiais já produzidas, confira uma análise sobre o porquê de tantas pessoas se interessarem por programas de investigação criminal.

O que você vai encontrar neste artigo?

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

As 7 melhores séries policiais para maratonar

Algumas das melhores séries policiais são:

  • CSI;
  • The Mentalist;
  • Blacklist;
  • Mare of Easttown;
  • True Detective;
  • Brooklyn Nine-nine;
  • Investigação Paralela;

CSI: Crime Scene Investigation (2000)

CSI - as melhores séries policiais

A série CSI é um dos primeiros e principais programas de séries policiais do mundo. O programa atingiu a marca de 60 milhões de telespectadores, tornando-se uma das séries policiais mais assistidas da história.

Além dos recordes de audiência, a série de investigação ganhou 6 prêmios Emmy, o principal prêmio para séries dos Estados Unidos.

Lançada no ano 2000, CSI narra a vida do departamento de perícia criminal de Las Vegas. Os peritos desvendam crimes realizados em circunstâncias misteriosas, pouco comuns e algumas aparentemente impossíveis de se resolver.

A série apresenta o cotidiano dos investigadores. Os peritos resolvem casos difíceis, descobrem histórias atípicas e, ao mesmo tempo, tentam cuidar de suas vidas pessoais.

The Mentalist (2008)

the mentalist - as melhores séries policiais

Patrick Jane era falso Médium da Califórnia. Sua principal fonte de renda era cobrar pessoas para usar seu suposto poder espiritual. Na verdade, Patrick utilizava sua inteligência aguçada para enganar as pessoas. Ele conseguia ler traços físicos e psicológicos para descobrir segredos, assim como Sherlock Holmes.

Tudo ia bem na vida de Patrick, ele tinha uma boa casa, carros e sua família tinha uma vida confortável. Contudo, um certo dia o médium passou dos limites, quando chegou em casa, sua família tinha sido massacrada.

Jane foi a um programa de televisão e zombou de Red John, um famoso serial killer da região. Quando chegou em casa, sua esposa e filha estavam mortas. O símbolo de Red John estava na parede.

Patrick admitiu ser uma fraude em rede nacional após o ocorrido. Sua vida passou a ser vingar-se de Red John e utilizar suas habilidades para impedir novos crimes.

A série policial é marcada pela genialidade e humor irônico de Patrick, junto com sua relação fraterna e cômica com os policiais da Califórnia.

  • Você sabia que a Califórnia foi o palco de um dos casos mais chocantes de serial killers? O Zodíaco matou diversas pessoas, mandou cartas para a polícia e nunca foi pego. Conheça alguns dos piores crimes não solucionados da história.

The Blacklist (A Lista Negra - 2013 a 2022)

Tudo começa quando um dos criminosos mais procurados do FBI se entrega voluntariamente para a polícia. Raymond “Red” Reddington era um oficial da marinha que se tornou um dos maiores criminosos do país.

Raymond afirma que irá ajudar o FBI a pegar os piores criminosos do mundo, mas sob uma condição: trabalhar exclusivamente com Elisabeth Keen. No início a agência policial nega, mas após as dicas de Red evitarem um sequestro, o FBI cede aos seus desejos.

A série policial desenvolve o relacionamento de Red e Elizabeth. Os dois resolvem diversos casos juntos. Aos poucos, Red revela para Elizabeth segredos da sua família. A série de investigação está disponível na Netflix. Sua última temporada será exibida em 15 de agosto de 2022.

Mare of Easttown (2021)

Mare of Easttown é uma série de investigação criminal de alto orçamento, produzida pela HBO. O seriado conquistou 4 prêmios Emmy, inclusive melhor protagonista e melhor ator coadjuvante.

A história apresenta o dia a dia da detetive Mary-Ann (“Mare”) Sheen, enquanto ela soluciona dois casos importantes: o desaparecimento de uma garota e o assassinato misterioso de um adolescente. 

No início da série policial, a detetive vive dificuldades intensas no dia a dia:

  • Mare está passando por um divórcio;
  • Seu filho se suicidou;
  • Os habitantes da cidade duvidam da sua capacidade profissional, após Mare não ter solucionado o caso de uma garota desaparecida;
  • A polícia envia um policial para auxiliá-la/vigiá-la, por não confiar no seu trabalho.

A série discute todos esses acontecimentos com drama e filosofia. A narrativa possui diversas reviravoltas inesperadas, tornando-se um programa ideal para quem gosta de suspense e séries de quebrar a cabeça.

True Detective (2014)

True Detective é outra série de investigação policial da HBO. A série conta com o protagonismo de dois atores de Hollywood: Matthew McConaughey e Woody Harrelson. Os dois detetives são inteligentes, mas cometem diversos erros básicos em suas investigações.

A série explora diversas linhas temporais da vida dos protagonistas. A narrativa central é a busca de um serial killer que foi investigado em 1995, mas não foi encontrado. Os dois retomam a investigação em 2012, após passarem por problemas pessoais.

A série possui diversas temporadas nas quais outros personagens assumem o protagonismo.

Reacher (2022)

Jack Reacher é um ex-militar aposentado cujo único desejo é aproveitar a vida pós-exército. Enquanto passeava pela cidade de Margrave, seus planos pacatos foram abandonados rapidamente. Um assassinato foi realizado de forma profissional na cidade, tornando-o o principal suspeito do crime. Reacher conseguiu provar sua inocência, mas ao invés de ir embora, ele decidiu ficar. Questões pessoais graves fizeram com que o militar assumisse o protagonismo das investigações.

Investigação Paralela (2021 - 2022)

Investigação Paralela é o programa de investigação criminal da Brasil Paralelo. A série do gênero true crime já investigou grande parte dos crimes políticos mais misteriosos do Brasil, como o assassintato de Celso Daniel, o sequestro de Abílio Diniz e as mortes do triplex da prisão de Lula.

Questionado sobre o motivo de ter criado a série, mesmo já existindo tantos programas de investigação, Henrique Zingano respondeu:

“Existem outros programas investigativos, mas não com o mesmo tema. Por causa da independência editorial da Brasil Paralelo, nós conseguimos tratar de temas que ninguém da grande mídia pode ou têm interesse em tratar. 
A motivação veio justamente por isso: pelo fato desses assuntos serem escondidos do povo brasileiro por tanto tempo. É notório que a grande mídia se utiliza da sua suposta isenção e confiança geral do público para passar uma agenda política e ideológica. 
Por causa disso, acabam tirando o foco das notícias que realmente importam, e nós aqui no Investigação Paralela fazemos esse trabalho reverso, de mostrar a verdade sobre esses casos tão polêmicos e pouco falados pela “elite” do jornalismo. Depois não sabem porque estão falindo (risos)”.

A primeira temporada do Investigação Paralela pode ser assistida no YouTube. A segunda temporada já está disponível no streaming da Brasil Paralelo, o BP Select.

Diante de tantas séries policiais de sucesso, pode surgir a pergunta: por que tantas pessoas gostam de séries de investigação criminal?

Por que as pessoas gostam de investigações criminais?

Uma das explicações para essas séries gerarem tanto interesse é dada pela filosofia clássica. Utilizando a filosofia de Aristóteles, o interesse pelas obras de crimes reais pode ser explicado pela busca da verdade, do saber, a principal função da razão humana.

O autor grego definia o ser humano como animal racional, aquele que tem a capacidade de conhecer e nomear as coisas. Para ele, a busca pela verdade é a tendência natural do homem, que desde a infância busca respostas para coisas triviais e coisas mais elevadas.

Segundo o filósofo Mário Ferreira dos Santos, em seu livro Filosofia e Cosmovisão:

“O homem é um ser que interroga constantemente. [...] Tendemos a uma resposta. A interrogação exige uma resposta. Mas uma resposta qualquer?
Não, exige uma resposta que aclare, que esclareça, uma resposta que responda. A interrogação revela, portanto, um querer saber. Ela quer saber. A filosofia é assim um saber, um querer saber”.

A curiosidade muitas vezes leva as pessoas a assistirem séries de investigação criminal, e ela também surge a partir da capacidade de conhecer.

Além da busca pela verdade, pelo saber, outro fator tocante dos crimes reais é o despertar de fortes emoções e sentimentos.

  • Você sabe como são feitas investigações criminais? Descubra com o apresentador do programa true crime da Brasil Paralelo, Henrique Zingano.

As emoções são outro aspecto importante da vida humana. Elas são respostas intuitivas a algo, aparecem no homem conforme aquilo que ele interage. Dependendo do que se interage, as emoções possuem uma intensidade maior ou menor, e é aí que surge a força das séries policiais. Os casos apresentados nesses programas violentam a essência da vida humana.

A vida é definida como o maior direito de todos, segundo autores do direito natural. Sem a vida, todos os outros direitos deixam de existir.O jurista brasileiro José Pedro Galvão de Souza, no livro Direito Natural, Direito Positivo e Estado de Direito diz:

“Há uma justiça anterior e superior à lei escrita, há direitos que precedem a feitura das normas estatuídas pelo poder social competente [...] o princípio da lei natural é universalmente admitido, porque evidente, e assim pode formular-se: devemos praticar o bem e evitar o mal. 
Assim, por exemplo, uma das inclinações naturais do homem é para a conservação da própria vida”. 

Esse é um dos motivos para que os crimes contra a vida humana gerem tantas emoções: a vida é a base do homem, a necessidade mais fundamental de uma pessoa. Acabar com a vida é acabar com todas as outras possibilidades biográficas de uma pessoa.

  • Você sabe o sentido da sua vida? Independente da resposta, o psicólogo Viktor Frankl pode te ajudar a cumprir sua vocação.

Isso pode explicar o porquê as séries policiais mais assistidas são que tratam sobre homicídio. O recorde de visualizações do programa Investigação Paralela é o episódio "As mortes do triplex''. CSI apresentava homicídios na maioria dos casos.

A união entre fortes emoções e razão harmoniza as maiores forças humanas, podendo criar um caldeirão de curiosidade e interesse.

Os crimes, também, evocam uma das principais tendências do ser humano: a busca por justiça. Desde mitos a histórias antigas, o ser humano busca seguir uma série de leis da justiça natural. Roubos, assassinatos e calúnias são vistos como crimes por sociedades que se desenvolveram de forma completamente à parte.

É o caso dos dez mandamentos do povo hebreu, das doze tábuas do povo romano e da lei de talião dos babilônios. Satisfazer a justiça é uma tendência inquebrantável da natureza humana, segundo os jusnaturalistas.

Aristóteles definia justiça como “dar a cada um o que lhe é devido''. O Código de Hamurabi, uma das leis escritas mais antigas do mundo, possui princípios semelhantes à definição do filósofo grego. Um dos artigos diz o seguinte:

“200º - Se alguém parte os dentes de um outro, de igual condição, deverá ter partido os seus dentes”.

Não saber quem cometeu um crime e como cometeu o crime impede a satisfação do desejo por justiça. Descobrir que realizou um crime satisfaz o desejo pela verdade em união com a aspiração por justiça.

Tudo isso elucida alguns motivos do porquê as pessoas gostam de séries policiais.

  • Gostou do artigo? Então assine a newsletter da Brasil Paralelo! Você receberá os próximos artigos, notícias e documentários de forma direta, sem perder nenhuma novidade.

Botão para assinar 

Compartilhe! Quem você acha que vai gostar de ler sobre séries policiais?

A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.

Compartilhe com amigos

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Outros Artigos

VER TODOS