This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Vladimir Putin e Xi Jinping não virão ao Brasil para o BRICS. Entenda o motivo

China e Rússia enviam representantes diplomáticos ao encontro no Rio. Ausências se explicam por agendas e disputas judiciais.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
25/6/2025 13:45
Site: Swiss Info

Dois dos principais líderes do BRICS, o presidente chinês Xi Jinping e o presidente russo Vladimir Putin, anunciaram que não virão ao Brasil para a cúpula do grupo em julho.

É a primeira vez que Xi faltará ao encontro desde a criação do bloco. E a segunda de Putin, que já havia se ausentado da cúpula anterior na África do Sul.

De acordo com o South China Morning Post, Xi Jinping alegou conflito de agenda. Mas fontes próximas ao governo chinês disseram que o fato de o líder ter se reunido com Lula duas vezes no último ano influenciou a decisão. 

Em seu lugar, virá o premiê Li Qiang, que também representou a China no G20 na Índia.

Pequim ainda não anunciou oficialmente o motivo da ausência. Questionado, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores se limitou a dizer que mais informações seriam divulgadas “oportunamente”.

Apesar da ausência, a China continua central no BRICS, bloco que agora inclui novos membros, como Irã, Egito e Etiópia, e ampliou sua rede de “países parceiros”, mirando um sistema multipolar mais robusto.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Putin ausente por pressão internacional

No caso da Rússia, a explicação foi mais direta. O Kremlin confirmou que Putin não virá ao Rio por causa do mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), do qual o Brasil é signatário.

  • A decisão foi motivada pelas acusações de deportação ilegal de crianças ucranianas, considerado um crime de guerra.

Segundo o conselheiro de política externa do Kremlin, Yuri Ushakov, o governo brasileiro “não assumiu uma posição clara” sobre como lidaria com a eventual presença do líder russo em território nacional.

Putin participará por videoconferência. Quem virá ao Brasil será o chanceler Sergei Lavrov.

Significados por trás das ausências

As ausências de Xi e Putin têm pesos distintos, mas em comum revelam os dilemas geopolíticos do BRICS em um momento de expansão. A China reforça sua presença por meio de delegações diplomáticas, mantendo Xi em um papel mais seletivo. A Rússia enfrenta restrições legais e diplomáticas.

A cúpula acontece nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro. E conta com presença confirmada de líderes como Lula, Modi (Índia) e Ramaphosa (África do Sul).

O BRICS passa por uma fase de expansão. Além dos membros efetivos e dos novos integrantes, o grupo agora conta com dez países parceiros: Vietnã, Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.

Essa nova categoria foi formalizada na 16ª cúpula do bloco, realizada em outubro de 2024, na cidade de Kazan, na Rússia.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais