Dois dos principais líderes do BRICS, o presidente chinês Xi Jinping e o presidente russo Vladimir Putin, anunciaram que não virão ao Brasil para a cúpula do grupo em julho.
É a primeira vez que Xi faltará ao encontro desde a criação do bloco. E a segunda de Putin, que já havia se ausentado da cúpula anterior na África do Sul.
De acordo com o South China Morning Post, Xi Jinping alegou conflito de agenda. Mas fontes próximas ao governo chinês disseram que o fato de o líder ter se reunido com Lula duas vezes no último ano influenciou a decisão.
Em seu lugar, virá o premiê Li Qiang, que também representou a China no G20 na Índia.
Pequim ainda não anunciou oficialmente o motivo da ausência. Questionado, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores se limitou a dizer que mais informações seriam divulgadas “oportunamente”.
Apesar da ausência, a China continua central no BRICS, bloco que agora inclui novos membros, como Irã, Egito e Etiópia, e ampliou sua rede de “países parceiros”, mirando um sistema multipolar mais robusto.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.








.jpg)



.jpg)
.jpg)














