Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Brasil taxado em 100%? Otan afirma que sim, caso compre petróleo russo

Diretor da aliança mandou recado direto para governo brasileiro

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
15/7/2025 16:38
Geert Vanden Wijngaert/AP/Euronews

O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, disse que pode colocar tarifas de até 100% nos BRICS se os países do bloco continuarem negociando petróleo com a Rússia

O alerta foi feito durante uma reunião com senadores americanos na cidade de Washington.

Rutte, mandou o recado diretamente para os presidentes da China, Índia e Brasil:

"Olhem, se você é o presidente da China, o primeiro-ministro da Índia ou o presidente do Brasil e ainda está negociando com os russos, comprando petróleo e gás deles, e às vezes até revendendo por um preço mais alto, saiba que se esse cara em Moscou não levar as negociações de paz a sério, eu lhes aplicarei sanções secundárias de 100%."

Em seguida, ele recomendou que os líderes dos três países entrem em contato com o governo russo para pressioná-lo pelo fim do conflito:

"Então, por favor, telefonem para Vladimir Putin e digam a ele que ele precisa levar as negociações de paz a sério, porque, caso contrário, isso afetará o Brasil, a Índia e a China de forma massiva."

A medida segue o ultimato feito por Trump para Putin, de que a Rússia seria taxada em 100% se a guerra na Ucrânia não acabar em 50 dias.

O presidente americano também falou que vai criar sanções secundárias no mesmo patamar para nações que continuarem a comprar de Putin

Sanções contra os BRICS

A ameaça de tarifas de 100% é um novo capítulo na política tarifária agressiva de Trump

Na semana passada, os EUA colocaram tarifas em 20 países, sendo que a maior taxa, de 50%, foi para o Brasil.

Além disso, ele ameaçou colocar tarifas de 10% adicionais a países que "se alinharem às políticas antiamericanas do BRICS". 

Trump já havia declarado que não permitiria que outras nações desafiassem o dólar como principal moeda no cenário mundial.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais