O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, disse que pode colocar tarifas de até 100% nos BRICS se os países do bloco continuarem negociando petróleo com a Rússia.
O alerta foi feito durante uma reunião com senadores americanos na cidade de Washington.
Rutte, mandou o recado diretamente para os presidentes da China, Índia e Brasil:
"Olhem, se você é o presidente da China, o primeiro-ministro da Índia ou o presidente do Brasil e ainda está negociando com os russos, comprando petróleo e gás deles, e às vezes até revendendo por um preço mais alto, saiba que se esse cara em Moscou não levar as negociações de paz a sério, eu lhes aplicarei sanções secundárias de 100%."
Em seguida, ele recomendou que os líderes dos três países entrem em contato com o governo russo para pressioná-lo pelo fim do conflito:
"Então, por favor, telefonem para Vladimir Putin e digam a ele que ele precisa levar as negociações de paz a sério, porque, caso contrário, isso afetará o Brasil, a Índia e a China de forma massiva."
A medida segue o ultimato feito por Trump para Putin, de que a Rússia seria taxada em 100% se a guerra na Ucrânia não acabar em 50 dias.
O presidente americano também falou que vai criar sanções secundárias no mesmo patamar para nações que continuarem a comprar de Putin.
A ameaça de tarifas de 100% é um novo capítulo na política tarifária agressiva de Trump.
Na semana passada, os EUA colocaram tarifas em 20 países, sendo que a maior taxa, de 50%, foi para o Brasil.
Além disso, ele ameaçou colocar tarifas de 10% adicionais a países que "se alinharem às políticas antiamericanas do BRICS".
Trump já havia declarado que não permitiria que outras nações desafiassem o dólar como principal moeda no cenário mundial.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP