Donald e Melânia Trump lançaram suas próprias "moedas meme", conhecidas como $TRUMP e $MELANIA, que dependem da popularidade online para valorizar.
Enquanto Donald Trump pede cautela em relação às moedas digitais do governo, prometeu desenvolver o setor de criptomoedas em sua campanha, sugerindo que os EUA se tornem líderes mundiais na produção de bitcoin.
Críticos apontam possíveis conflitos de interesse, levantando preocupações sobre a mistura de decisões políticas com ganhos pessoais.
Uma moeda parecida com ações de empresas
As “meme coins” são como as criptomoedas, com a diferença de que não são feitas para pagamentos específicos, como compras online.
Essas novas moedas foram criadas como uma espécie de brincadeira na internet, sendo seu valor influenciado por sua popularidade na internet.
Uma forma de comparar é a de ações de empresas. Quanto mais popular uma empresa, mais pessoas querem comprar um pouco dela. Daí, elas compram ações.
A lógica é parecida nas “meme moedas”, que quanto mais populares, mais caras ficam. Sendo assim, são consideradas um investimento arriscado, pois as pessoas podem perder o interesse nelas de um dia para o outro.
A $TRUMP começou a operar valendo US$6,50 por unidade. Já a $MELANIA, em seu primeiro dia valia US$7,00 cada.

Trump aceita moeda digital mas não quer “Bitcoin” oficial
A novidade chama a atenção, uma vez que Trump rejeitou a ideia de criar um “dólar digital”para os EUA. Durante um comício de campanha em 2024, ele disse que esse tipo de moeda seria uma "ameaça perigosa à liberdade".
“Como seu presidente, eu nunca permitirei a criação de uma moeda digital do Banco Central. Tal moeda daria ao governo federal controle absoluto do seu dinheiro. Isso seria uma ameaça perigosa à liberdade e eu impedirei que isso chegue à América”.
No entanto, durante a campanha, prometeu ajudar o setor de criptomoedas e criar um conselho especial para o setor.
Com isso, opositores notam indícios de favorecimento dele e de sua esposa com a entrada nesse mercado.
EUA como pólo de criptomoedas
Durante sua campanha de 2024, Trump prometeu impulsionar o mercado de criptomoedas nos Estados Unidos. O plano é transformar o país em um líder nesse setor.
Ele deseja que toda a produção futura de criptomoedas ocorra nos Estados Unidos, acreditando que isso ajudaria o país a ser líder em energia.
De acordo com a CNBC, a declaração foi concedida em junho de 2024, durante uma reunião em Palm Beach, Flórida. Logo após o encontro, ele postou no Truth Social:
“O ódio de Biden pelo Bitcoin só ajuda a China, a Rússia e a Esquerda Comunista Radical. Queremos que todo o Bitcoin restante seja FEITO NOS EUA!!!”
Em outro comício no estado de Nashville, em julho, prometeu que os Estados Unidos não venderiam os bitcoins do governo, adquiridos em apreensões de operações criminais.
“Por muito tempo nosso governo violou a regra fundamental que todo ‘bitcoiner’ sabe de cor: nunca venda seu bitcoin”, disse ele segundo a CNBC.




.jpg)





.jpg)
















